14 agosto 2016

Porque lês blogs, Pipoco?

Sou eu quem tem as chaves da praia, é por isso que antes das seis percorro o areal com o meu cão grande e digo às gaivotas que são horas de sair, também sou eu quem ordena ao sol que desça sobre os mares quando me parece que é hora de as crianças abandonarem à sua sorte os castelos de areia, só depois de fechar a praia é que me servem um gin de fim de dia e gozo o luxo supremo de ler Hemingway, que me conta histórias de velhos lobos do mar até surgirem os amigos de uma vida, trazem sargos acabados de pescar, depois de grelhados com sal e saber acompanharão vinho branco gelado e conversas e risos que se estenderão noite dentro, até eu me retirar, invocando a minha condição de guardião das chaves da praia, eles assentirão, abrindo caminho para o meu último mergulho nas águas cálidas daquele mar iluminado pelo luar, o meu cão grande sem pêlos brancos nas patas, sabendo-me com a mulher mais bonita da praia, escolhe esperar-me sentado no areal, de costas para o mar.

(Nos blogs o vinho branco nunca está quente nem a água do mar está fria, as crianças nunca são uma maçada e os amigos aparecem sempre de surpresa só para nos ajudarem a rir pela noite fora, o areal é sempre só nosso até perder de vista e as horas de areal são sempre as remendadas pela associação dos dermatologistas. A família Prudêncio guarda os pesticidas num lugar seguro.)

10 comentários:

  1. Anónimo14.8.16

    :D Tal e qual, Pipoco sempre tão cheio de razão.

    ResponderEliminar
  2. Caramba! Aqui, o sol está coberto pelo fumo e as crianças fazer-se ouvir à distância. Felizmente ainda há um bom frigorífico para gelar o vinho e a cerveja! Amigos? Sempre, mesmo que em discussões acesas.

    Boa tarde, Pipoco :)

    ResponderEliminar
  3. Bom proveito, Pipoco.
    Na praia cuja chave guardo o Manuel, filho e neto de pescadores, que me explica que na lua nova à praia-mar é às três da tarde e na lua cheia a maré enche às dez da noite, mais coisa menos coisa, que o quarto crescente foi esta quarta feira e por isso quinta e sexta esteve mar-chão, assegura-me que os sargos são melhores no fim do inverno, lá para fevereiro, março, tem-me servido uns robalos que não lhe digo nem lhe conto. Resta saber se conversa de pescador é como a dos caçadores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tal Manuel falou em praia-mar?...
      (hummmm...)

      Eliminar
    2. Preia*
      (Como guardião das chaves da praia sabe como é, o Manuel - como pescador que se preze possui um léxico riquíssimo, mesmo que às vezes diga deixam e harém - falou comigo, não falou com o telefone, e este entendeu que era praia o que eu quis escrever, mesmo que não tenha sido praia o que o Manuel tenha dito).

      Eliminar
  4. Tão verdade, mas tão verdade!
    (A parte do areal dá-me sempre vontade de rir).

    ResponderEliminar
  5. Venham para o Minho. A água é gelada e as praias estão cheias!

    ResponderEliminar
  6. Cláudia Filipa14.8.16

    A praia estava cheia, sempre, não, não era um sítio da moda, mas a praia estava cheia, sempre, a grande maioria falava espanhol, às vezes, era uma algazarra, posso até usar aquela expressão "parecia uma guerra civil", e isto, claro, estava mesmo a pedir um matchi matchi, e creio que foi por isso que me deu tanta vontade de reler um certo livro e então Hemingway saltou para o meu colo misturado com areia e sal e posso fazer já outro matchi matchi e dizer-lhe que este Hemingway faz parte de uma colecção que se chama "Colecção Dois Mundos" (colecção que a minha mãe foi fazendo) tal como posso dizer que existem dois mundos de blogs e foi a lê-los que "a menina" soube destas coisas e há um dos mundos que "a menina gosta muito" que faz uma maravilha de matchi matchi e agora "a menina" até lhe deixa aqui um abraço na caixa de comentários por querer e não ser a despropósito que, neste comentário, embora com um cenário muito menos idílico do que o do post, as situações também estão todas a condizer e até são de verdade e tudo.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15.8.16

    Pipoco
    Nas praias da Ria Formosa há muitos areais quase desertos(em Agosto) e a água é quente. No resto tem razão...
    Ana Moreira

    ResponderEliminar