29 maio 2016

Lago Tanganica, edição especial (flamingas que estudam com jovens flamingos)

De todas as lendas do Lago Tanganica, a que todos os anciãos transmitem aos aprendizes de ancião em longos serões à volta de fogueiras alimentadas de ramagens de azevinho, enquanto se espalham fumos de incenso que dão ao momento a chancela de material sagrado, é a lenda das mães flamingas que, tendo na mira a melhoria da espécie, se sacrificam estudando com os irrequietos jovens flamingos, tentando preparar os mais incapazes para  suportar os altos voos que as correntes quentes que emanam do Lago Tanganica proporcionarão aos melhores e, além disso, agradar a Sansão, o Pássaro-Alfa, aquele a quem todas as mães querem agraciar entregando-lhe os seus rebentos preciosos, preparados duramente ao longo da infância, ministrando-lhes integrais triplos quando equações de primeiro grau serviriam perfeitamente, levantando-os da cama antes que o sol nasça sobre o lago, transmitindo-lhes uma última dose de saber, não vão os jovens e imprudentes flamingos ficar mal no exame, esse momento onde tudo se decide, onde só os mais capazes sobreviverão, e elas, as mães dos avaliados com um número mais alto, desgrenhadas e mais magras, elas que submergiram no mundo dos números imaginários, logo elas que não tinham estudado senão história das artes, haverão de contar-nos que sim, que valeu a pena, que o jovem flamingo, vergado à sua vontade, acabou por voar mais alto que todos os demais, mal sabem elas que, chegado o momento da verdade, o momento em que Sansão, o Pássaro-Alfa emitir o seu veredicto, há-de começar a ler os CV's como lê os jornais, pelo fim, nem chegará à parte em que os jovens flamingos escreveram orgulhosos o número final com que acabaram os estudos e decidirá pelo que fez voluntariado, pelo que estudou fora daqui, pelo que sabe esquiar.

9 comentários:

  1. Anónimo29.5.16

    Curioso, também me estou pouco cagando para esse número. Começo pelo aspecto geral do CV (tipo europass = nem se deu ao trabalho de perder 5 segundos a pensar no CV), organização da informação (porquê metade da folha ocupada com línguas se o emprego a que concorre só requer duas) e entre outras. Mas tio, se fez voluntariado porque espera ser pago agora? Estudou fora? Parabéns! Sabe esquiar, tocar piano, saltou de canoa da ponte 25 de Abril - são interesses. Dizem o que dizem e servem para o que servem, não são determinantes. Aquilo que é determinante o tio deixou habilmente de fora. Não confunda os leitores tio, isto já está mau de emprego quanto mais baralhar cabecinhas já confusas.

    Não se exaltem senhoritas, o tio não pregou nenhuma mentira (excepto a que tem de olhar para a nota para se certificar do curso e se o fez) mas nada do que ele ali pespegou é uma fórmula para o sucesso.

    Para isso é só ver a introdução daquela série antiga "Fame", o discurso da professora de dança Debbie Allen. Não há curvas, nem atalhos ou desvios, é aquilo.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo29.5.16

    O que interessa ao Pipoco é em que escola se formaram, se são viajados e se os sapatos estão reluzentes. E depois, logo a seguir, se são do "Sportem".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que interessa é que saibam o que estão ali a fazer. E o brilhozinho nos olhos, evidentemente.

      Eliminar
    2. Interessa também o tipo de interesses pessoais, a vontade, e as aprendiagens não formais que se adquiriu (por exemplo nos Escoteiros). O voluntariado é importante se não for feito num ambiente e cumprindo funções que deviriam ser remuneradas. E depois há o azar de não se valorizarem essas aptidões quando se está a recrutar, mesmo quando se tem o resto (a licenciatura, a nota, outros cursos que correspondem a interesses, tudo.)

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  3. Sansão seria superiormente inteligente se decidisse por aquele que tem e fez o que a si próprio ainda lhe falta.
    Uma boa semana.

    ResponderEliminar
  4. E se o voluntariado for na Festa do Avante, se o estudar fora for a instrução primária no país onde os pais estiveram emigrados, se em vez de esqui for skate, atletismo, whateves, nesse caso o apelido desempata, ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso, desempata o tamanho das mamas, Izzie.

      Eliminar
  5. É isso mesmo, Dr. Pipoco, os Pássaros Sansões escolhem sempre os flamingos que sabem esquiar, essencial para quem aspira a uma posição de destaque no Lago Tanganica. Quem recruta Sansões, por seu turno, e lhes dá a conhecer a muita vida que há para lá do Lago Tnganica, procura saber qual deles tem o handicap mais baixo.

    ResponderEliminar