21 abril 2016

Post das oito e meia

Cofiando a barba, munido do meu melhor ar taciturno, interrompo a leitura de Joyce, James Joyce, levanto-me da minha poltrona favorita, acendo um Cohiba Lanceros e sirvo a mim próprio um cognac em balão aquecido, enquanto descanso os olhos na caixa de comentários e verifico que Lady Kina implora um gesto meu, algo que ilumine o mundo dos blogs, uma força, uma visão.

E eu, apesar de estar a apreciar este remanso, a começar a acostumar-me aos dias longos de livros e viagens, a apreciar as verdadeiras coisas boas da vida, não posso ficar indiferente a tal apelo, à vaga de fundo, não posso observar o estertor de apostas que pareciam talhadas ao sucesso fácil, não posso ficar indiferente à temática das comparações de quem tem mais cavalos ou de que é possuidor de mais centímetros, não posso pactuar, como se não fosse nada comigo, com o deteriorar do conceito de blog de homem, um segredo passado de geração em geração, de pai para filho.

Mas depois, Lady Kina? Depois passa-me a vontade e volto a Joyce, James Joyce...

18 comentários:

  1. Agora imagine, Pipoco, que além de comparações de quem tem mais cavalos ou de que é possuidor de mais centímetros, se comparassem por essas bandas o pessegueiro do Delfim com o damasqueiro de Mentor.
    É o descalabro, qual hecatombe, quiça o blogo-apocalipse, o desmoronar que toda uma construção que se queria à imagem de um clube de cavalheiros mas que, pasme-se, nem a clube de cavaleiros se assemelha.
    Devolva-nos a esperança!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se corre tal risco, Mirone. Os meus confrades são cavalheiros de verdade e, apesar das excitações dos primeiros tempos, não ousam ultrapassar limites sagrados. Compararem
      -se comigo, por exemplo.

      Eliminar
    2. Pipoco, acha admissível que o Ministro se imagine a fazer aquilo do pessegueiro lado a lado consigo. O Pipoco com o damasqueiro e o Ministro com o pessegueiro?!
      Oh Meu Deus, não sei se há salvação possível!

      Eliminar
    3. Lady Kina21.4.16

      "se comparassem por essas bandas o pessegueiro do Delfim com o damasqueiro de Mentor"

      ...

      Ó Mirone!!!

      Uma pessoa a querer purgar-se do mal e tu vens oferecer-nos mais pecado!? E a provocadora sou eu, não é?


      Pipoco,
      ouvi dizer que pagava para assistir a sessões de brainstorming. Aqui tem, gratuita, uma associação-livre-de-ideias (que vinda, ainda por cima, de um perigosa esquerdalha, é quase tão bom como as do BE):

      joyce

      james joyce

      https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2d/James_Bond_1974.jpg

      ornitorrinco


      ( isso de beber cognac às oito e meia da manhã é recomendação médica, a ver se consome menos cafeína? é capaz de resultar.)

      Eliminar
    4. (para que veja a gravidade da situação, Dr. Pipoco...)

      (eu disse-lhe que elas estavam descontroladas)

      (e agora, se não se se importa, fico aqui sentado nesta cadeirinha para ver como o Dr. Pipoco lida com estas situações)

      Eliminar
    5. Começo já a tirar notas, Senhor Ministro, ou continuamos a massagem tântrica enquanto o Dr. Pipoco não chega?

      Eliminar
    6. Ai Senhor Ministro, vim a correr lá dos seus aposentos depois de ver o recado que Lady Kina me deixou... Até estou afogueada... Vinha mesmo aflita a pensar se aquela endiabrada tinha vindo perguntar ao Dr. Pipoco se esgalhava o damasqueiro. Ui... Que aflição... Mas parece que não, parece que se controlou.... Graças ao criador. Imagina a vergonha, Senhor Ministro?

      Eliminar
  2. Lady Kina21.4.16

    Enfim, é com profunda mágoa que observo vencidos os meus intentos de reconciliação com a blogo-castidade resvalar na couraça da vossa luxúria desenfreada. Eu tentei, mas temo que tudo esteja perdido.

    ResponderEliminar
  3. Blogo-castidade, Lady Kina?? Como se atreve, se ainda agora no gabinete do Senhor Ministro apresentou o Sr. Florzinha e o seu pé de laranja lima? Blogo-castidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lady Kina21.4.16

      Já lhe respondi, sua Anta, sua Cusca, sua Múmia insuflada!
      (o Dr. Pipoco abandonou-nos à mercê de toda a sorte de sevícia, qual Deus vingativo, expulsou-nos em definitivo do Blogo-Paraíso!)

      Nota Muito Importante: não esquecer o contributo fulcral da serpente...

      Eliminar
    2. Já foste, Kina. O Pipoco já está noutra, olha ali em cima um post para 40 comentários (palavras chave: GOT; John Snow).

      "A blogo-castidade será restituída?" é o novo "John Snow está vivo ou morto?".

      Eliminar
    3. Lady Kina21.4.16

      Mirone, eu ainda sou do tempo da Laura Palmer mas isso do GOT cheira-me a uma modernice qualquer que desconheço completamente.
      Quanto à blogo-castidade, já tirei dela o sentido. Dr. Pipoco está nem aí p´ra isso, portanto olha, o melhor é aproveitar, antes que por aí se abata o Apocalipse, coisa que aliás, dada a proximidade do fim-de-semana prolongado, seria bastante inoportuna. Às tantas vou ali ao ministro pedir que interceda, isto no caso de a Maria Alice já ter conseguido acabar de lhe massajar o ego. A ver.

      Eliminar
    4. Lady Kina21.4.16

      AH, e acho bem que tenhas enfiado a carapuça, aliás, vestido a pele da serpente! Sim, sim, era contigo, pois! Nunca me enganasteS!SONSA

      Eliminar
    5. GOT, então não sabes o que é? É aquele concurso de talentos da RTP. (também há noutros países)

      Eliminar
    6. Lady Kina21.4.16

      Então espera lá, se é para talentos, vou já investigar. Não sei se sabes mas vou investir-me toda na carreira artística. Aquilo do filme da Palmier parece que foi um flop ou lá como se diz agora, olha, assim uma espécie de variante de ministro: um filme que depois de ser já não era. Por isso tenho que me virar para outros lados.

      Eliminar
    7. Vade retro, Kina, que são punhais que me espetas no coração as novas que me trazes!
      O Filme da Palmier foi um flop?! Um filme da Palmier?! Flop?! Filme da Palmier e flop na mesma frase?!
      Oh meu deus, é o fim da blogosfera como a conhecemos! "Vem Armagedeão!!!!" Já cantavam os Smiths...

      (olha lá, agora fazemos o quê, dirigimo-nos ordeiramente para a saída de emergência, vamos para debaixo da mesa e protegemos a cabeça? Pomos máscaras de gás? Procuramos um bunker? É que simulacros de incêndios e terramotos já fiz, mas de blogo-apocalipses não.)

      (Investir numa carreira artística? Então mas não ias para secretária do OE? A Maria Alice diz que sim.)

      Eliminar
    8. Lady Kina21.4.16

      Mirone, desculpar-me-ás, e não é que me estejam a chamar para jantar, que por acaso até nem estão, mas conceder-me-ás um intervalo nesta nossa conversa sobre tão variados e interessantes assuntos. É que tive hoje um dia extenuante, de secas para mecas, o que me deixou abatida. O meu tónus anímico dá já sinais de encarquilhamento, urge retirar-me. Gostei muito destes bocadinhos e voltarei tão breve quanto possível!

      Eliminar
  4. Cláudia Filipa21.4.16

    Boa noite, Pipoco
    Enquanto lê James Joyce, parece que alguém ter-se-á recordado de um conto de Hans Christian Andersen e terá decidido chamar a si a tarefa de andar a "desmascarar" a nudez alheia. No conto, foi uma criança que desmascarou a farsa, o motivo não terá sido só uma questão de inocência associada à tão estafada frase " da boca das crianças é que saem as verdades", bem como o medo de ser-se acusado de não ter a inteligência suficiente para ver para lá do óbvio, mas também, muito provavelmente, o facto de não existir nenhuma pessoa que não se apresente, por vezes, em trajes menores na praça pública. "Rainhas e reis" passeiam muitas vezes nus julgando-se muito bem trajados ou, para modernizar a linguagem, julgando envergar um belo outfit, e claro, os que apontam o dedo à nudez alheia encontram-se também eles, não poucas vezes, em pelota. Uma conjugação que tem tudo para não dar bom resultado, "O rei vai nu" e "telhados de vidro".
    (estive aqui a esforçar-me para ver se consigo que se interesse pela situação e assim interrompa mais vezes essa sua cruz literária e de traje adequado, vá dizendo mais coisas, por exemplo, pode ir alertando para aquilo das entradas de leão e saídas de sendeiro (obviamente, mais uma vez, nada de piada futebolística nisto).
    Já agora, tendo em conta o último post, bom jantar.(adoro Évora).

    ResponderEliminar