07 março 2016

Amanhã

Amanhã os homens do Sindicato vão entregar-vos uma flor, quase de certeza um cravo vermelho, e, em nome dos bons costumes, nenhuma de vós rejeitará a oferta ordenando ao representante do Sindicato que enfie o cravo num sítio que nunca viu a luz do sol, antes aceitareis sorrindo, honradas com tamanha gentileza. Amanhã os dos blogs vão escrever que sem as mulheres não seriam nada, elevarão a sua santa mãe ao pináculo da sabedoria e todas vós gostareis de ler tal coisa, pensareis que ali está um homem agradecido, um homem sensível, acenareis com a cabeça, aprovadoras, suspirando pelo dia em que o vosso filho macho escreverá coisas daquele quilate referindo-se a vós. Amanhã a vossa amiga Fernanda, a que se divorciou em Janeiro, vai convidar-vos para um jantar só de mulheres, com sangria e tudo, e maridão vai concordar com a ideia de chegar a casa mais cedo, aquecer no microondas a comida que ficou já preparada e deitar a criança, talvez até lhe conte uma história, vós haveis de gabar maridão durante o jantar, embevecidas pelo seu terceiro telefonema, só para saber se ainda vos demorais, maridão sofre horrores com a ausência. Amanhã o chefe vai convidar-vos para um café, só as mulheres da equipa, dirá de vós que sois uns pilares, vai segurar-vos a porta do escritório e deixar-vos entrar primeiro no elevador.

Amanhã cada uma de vós dirá do Dia Internacional da Mulher o que Maomé nunca ousou dizer do bacon frito.

20 comentários:

  1. Anónimo7.3.16

    Amanhã somos uma árvore, portanto...

    PC

    ResponderEliminar
  2. Bem, considerando que já existe o dia internacional de tudo e mais alguma coisa e que os chocalhos são patrimônio da humanidade (ainda não me recuperei disto), parece-me que isso do dia internacional da mulher já não é grande coisa.

    ResponderEliminar
  3. Eu sei que não é esta a razão, mas a mim soa-me a "o dia da mulher vem lembrar que os outros todos não o são". Aceito a geribéria (não é cravo, é geribéria) que me vão oferecer na cantina lá do trabalho, porque gosto de flores, gosto muito de flores. Mas o dia da mulher é todos os dias. E o do homem também. E o da criança. E eu acho que não sei escrever geribéria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Geribéria é Gerbera?

      Eliminar
    2. Precisamente, obrigada. (mas devia ter "ii", para ficar a palavra a condizer com a flor)

      Eliminar
  4. Mas Maomé chegou a provar bacon frito? Em forno bem quente fica igualmente estaladiço (não sendo feito, e ainda que a gordura continue lá, não se sente tanta culpa).

    ResponderEliminar
  5. Amanhã... Amanhã é terça, não é?!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo7.3.16

    É pena terem transformado o verdadeiro significado deste dia. IGUALDADE.

    ResponderEliminar
  7. O dia da mulher será realmente bom no dia em que não for necessário assinalá-lo, à semelhança do dia do homem, celebrado a 19 de novembro.

    ResponderEliminar
  8. As mulheres merecem cada dia uma flor
    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Lady Kina8.3.16

    Isso de os maridos chegarem mais cedo a casa e ligarem três vezes enquanto as esposas cuja ausência lhes provoca hediondo sofrimento estão fora, cheira-me a "deixa lá ver quando é que tenho de dispensar os préstimos da vizinha" ... pelo menos pareceu-me, ou então hoje acordei com mau feitio. Tenha um bom dia, caríssimo.

    ResponderEliminar
  10. Parece uma caricatura mas há-de ser um retrato fiel de muitas. Existem, é claro, muitas formas de olhar para o dia de hoje. Falha minha com certeza, mas não consigo contornar o facto de este dia ser um marcador nas páginas da vida, para auxiliar a memória. Não é mau associar-lhe um tom celebratório se pensarmos que as mulheres já viveram contextos bem mais cinzentos, mas também deve servir para recordar que ainda a procissão vai no adro. Uma prova disso é quantidade de pseudo-maridões que existem por aí, que nem sabem tratar do próprio jantar e enfandam-se tremendamente por olhar pela cria um dia no ano.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo8.3.16

    Hoje nem me lembrei q era o dia da mulher, tamanho era o sono. Fui abordada na rua por uma mulher que me deu os parabéns pelo dia e um panfleto, que eu retribui. Ate disse que ia pedir uma prenda la em casa. Quando fui ver era do pcp. Ao voltar atrás procurei-a com o olhar para lhe devolver o panfleto, mas não a encontrei.
    vw

    ResponderEliminar
  12. Pipocante Irrelevante Delirante8.3.16

    sabia que hoje era dia de trabalho, mas não dia da mulher.
    É suposto fazer o quê, mesmo?

    ResponderEliminar
  13. Cláudia Filipa8.3.16

    Comentário com título: Dia da mulher e do entrecosto à moda da casa (ou prelúdio do recebimento de uma flor)
    O senhor Joaquim e a dona Amélia têm um restaurante. O Senhor Joaquim, lava, esfrega, arruma, descasca batatas, põe e levanta mesas e. A dona Amélia é a cozinheira de mão cheia. O senhor Joaquim não diz que se farta de ajudar, diz "que faz o que for preciso" ou "deito a mão a tudo" e depois também diz "eu e a minha Amélia, sempre foi assim. E agora também o nosso rapaz" e a dona Amélia confirma "ora bem", também sabe que a dona Amélia não é dele, é só uma expressão, a dona Amélia também diz "o meu Joaquim". O rapaz deles quer ser médico de família, por enquanto, depois das aulas, é "clínico geral" no restaurante dos pais. É por isso que quando o senhor Joaquim entrega a flor para assinalar o dia no seu estabelecimento, juntamente com um sorriso, recebe um muito obrigada e um sorriso de volta, afinal, a flor é bonita e não parece que cheire a hipocrisia.
    Boa tarde, Pipoco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8.3.16

      Gostei do seu comentário.

      Eliminar
    2. O comentário da Cláudia Filipa é maravilhoso.
      Eu também gostei. Muito.
      Se hoje ainda for Dia do Homem, desejo-lhe um bom Dia do Homem, se não for, desejo-lhe um bom dia, caro Pipoco.

      Eliminar
  14. E depois há aquelas que trabalham directamente só com/entre mulheres, e uma única excepção masculina, que não é um idiota condescendente.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo8.3.16

    Há o dia da criança, ninguém põe em causa, há o dia da mãe, ninguém discute, há o dia do pai, não há celeuma, há o dia disto e daquilo não há polémica, há o dia da mulher... e há sempre esta onda de "para quê?" "é ridículo" "não se percebe" etc. etc. Quanto mais não fosse, só por haver tanta polémica em torno deste dia, dos "acho bem" e dos "não acho bem", já é motivo para continuar a festejar-se o dia da mulher.
    No dia em que o dia da mulher for visto como outro qualquer dia que festeja seja o que for, se calhar, já todos os objetivos de haver este dia estão cumpridos. Digo eu.
    Dulce/Porto

    ResponderEliminar