03 dezembro 2015

(sim, Netflix...)

O que acabou por desgraçar Tony Montana foi não saber conviver com o poder, se queremos conhecer o lado lunar de alguém é dar-lhe poder, Tony Montana passou demasiado depressa de Scarface que lavava pratos a Tony Montana que tinha um péssimo gosto para mobílias, lidar com o poder devia ser ensinado nas escolas, é tão importante um homem estar preparado para ter poder como saber que os cubos perfeitos são muito menos que os quadrados perfeitos e, ainda assim, são ambos infinitos.

E, lá está, Tony Montana acabou desfeito numa fonte interior, com uns néons a dizer "The world is yours" a piscar-lhe por cima da cabeça, uma estragação.

6 comentários:

  1. "lidar com o poder devia ser ensinado nas escolas," a frase do mês.

    ResponderEliminar
  2. Cláudia Filipa4.12.15

    "lidar com o poder devia ser ensinado nas escolas", sem dúvida.
    (mas prestaria um Tony Montana atenção às aulas?)
    Bom dia, Pipoco.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4.12.15

    tio, isso não se aprende na escola, é em casa e são precisos muitas gerações...(desculpe o snobismo mas é verdade)
    há um ditado muito giro e julgo apropriado: "se queres conhecer o vilão põe-lhe a vara na mão".
    VW

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4.12.15

    O Pipoco escreve em código... quem me dera decifrar este texto.

    ResponderEliminar
  5. "lidar com o poder" é um conceito muito abstracto com o qual uma escola nunca se iria verdadeiramente entender. A noção de poder seria a que o docente ou a corrente da escola ditasse, fazendo com que a mesma fosse sempre uma visão parcial aplicada em registo formal.

    Líder verdadeiro só se é pelas características inatas, mas chega-se ao poder/chefia pela capacidade de escalar e por aquilo que alguns chamam timing e conjuntura.

    Tony Montana nunca quis ser líder, deslumbrou-se apenas com a perspectiva de sair do sopé sujo e pobre da montanha e desfrutar da visão que o cume oferecia, sem se preocupara com os efeitos do ar rarefeito.

    A ele faltou-lhe porventura um bom mentor ou um conselheiro dos verdadeiros para compensar em suporte o que não tinha em disciplina e discernimento no uso do poder. Ele era um leão preso num tabuleiro de xadrez.

    Mas, para muitos, mesmo que de forma breve e inconsciente, muitas vezes chega a noção de que chegaram ao topo da montanha do poder - a preocupação nunca é o que vão fazer quando lá chegarem, mas sim como impedir que os tirem de lá.

    Mas, em termos de metáfora cinematográfica, escola a sério é a teoria do Layer Cake ;)
    https://www.youtube.com/watch?v=2U4aCMIBYSY

    ResponderEliminar
  6. Anónimo4.12.15

    Boa noite, tio. Sabe tão bem como eu que não é dentro da sala de aula que temos as grandes lições da vida, tal como não é na cantina da escola que se ensinam algumas regras de etiqueta à mesa com os parcos recursos disponíveis (e sim, parece-me importante que fosse ensinado, ao menos na escola, todos os dias), tal como não é no recreio que são debitadas regras de cordialidade. Não.

    O poder, e por cá em especial "o poderzinho" é demonstrado da pior das formas nos maneirismos, na humilhação de circunstância do próximo, no mau gosto (ah! esta é comum. trabalhar estética - da filosofia e não dazunhas gel e gelinho e demais mete-nojos na escolinha) e na piroseira da futilidade do "eu é que mando!".

    Não queridos e queridas versões do "Tony Montana", da cidade, das serras e das aldeias, não sois bem-vindos a cruzar o meu caminho. Este anónimo mauzão está fartinho de "pesidentes&pesidentas", "chefs&chefas", "datores&datoras" da treta, que não metem uma certa, mal-educados, mesquinhos e reles.

    Todos os dias que tenho de vos contemplar a p*ta da estampa são dias de s. gregório.

    Depois deste desabafo (o tio talvez perdoe) só terei de vos aturar as parvoíces até ao dia que decidir não vos aturar mais. Tonys Montanas desta vida, como lamento que não saibam lidar com o poder como se lidar com ele vos servisse de alguma coisa.

    ResponderEliminar