23 novembro 2015

Teremos sempre Paris?

Não vale de muito pensar que teremos sempre Paris porque já não tínhamos Paris há muito, em Paris já não há quem saia à rua de marinière e boina, já ninguém fuma Gauloises nem bebe Pernod depois do almoço, as mulheres já descobriram a magia da depliação e os homens a do banho matinal, o Sam já não toca piano nem as bailarinas do Moulin Rouge são o que eram.

(o problema é que os restaurantes da moda nunca se preocuparam em servir couscus com redução de cassis em cama de camembert, nem o Fauchon deu a conhecer vinhos argelinos, o senhor Mohammed sempre preferiu ir na sua Ford Transit a Marraqueche passar as suas férias de Agosto em vez de arriscar uma ida à praia de Biarritz, e Madame Sophie nunca convidou para os anos dos filhos os amiguinhos que não fossem louros)

3 comentários:

  1. Anónimo23.11.15

    Ah, pois! Essa é que é essa! E nós fazemos igual, só loiros! (Nem os portugueses lá ficavam nas férias, quanto mais os dos continentes diferentes! A bem dizer, nem os parisienses.)

    ResponderEliminar
  2. [o problema é que já se dançou o Último Tango em Paris]

    ResponderEliminar
  3. Anónimo25.11.15

    Bom Dia Pipoco, nem se irá ler este comentário, provavelmente não mas servirá como desabafo. Condeno o que se passou em Paris, mas quem foi emigrante, daqueles que foram a salto na década de 50, sabe que se há povo racista são os Franceses, e os filhos desses emigrantes, que foi o caso do meu marido sentiram na pele o que era ser discriminado por ser Português, os Argelinos então nem se fala, eram os pieds noirs. Só para ter uma noção, o meu marido é louro e tem olhos azuis 'é de família,' o irmão um pouco mais velho, é moreno de olhos escuros, então e precisamentno seguimento do seu post o meu marido até entrava nos torneios da escola, até era integrado nas equipas das brincadeiras, etc, o irmão era esquecido porque era pessoa de segunda, e isto passou-se na década de 70. Nunca se deram ao trabalho de integrar os emigrantes correram com eles para os bairros sociais, e isto gera um terrivel sentimento de frustação, poderia continuar, mas acho que está tudo dito.
    MjGomes

    ResponderEliminar