06 outubro 2015

Há quanto tempo não vos falava de dress code?

Sê gentil com os teus comentadores. Não os despaches com dois pontos e um dê maiúsculo. Isso deixá-los-à muito tristes e com uma mossa grande na auto-estima.

Comenta com parcimónia. A sociedade está preparada para que não tenhas opinião sobre tudo o que as pessoas dos blogs publicam.

Tenta perceber o exacto momento em que determinado tema está esgotado. Falar do Charlie, das eleições ou dos refugiados, a partir de certo ponto maça as pessoas. É como a música do Pica do Sete ou três taças seguidas de mousse de chocolate.

Não uses as caixas de comentários de um blogger para mandar recados a um terceiro blogger. Além de ser uma coisa sem jeito nenhum, é quase certo que o destinatário não lerá o teu desabafo. E a coisa fica meio desconfortável para todos. Sem necessidade.

Gere o impulso de escrever a primeira palermice que te ocorrer quando te provocam. Até porque quase de certeza que não é para ti. Nem é uma provocação.

Se eu te disser que escreveste uma tontice, provavelmente escreveste uma tontice. Acontece. Não é o fim do mundo. Amanhã é outro dia.

Ter o apoio dos amigos é muito bom. Dá um calorzinho na alma, um afago no ego. Protege-nos. Uma palavra de apoio de um amigo é sempre um aconchego. Nos blogs não há amigos.

As pessoas têm tendência a acreditar que o blogger escreve para elas. É tão verdade como o Chagas Freitas escrever para ti. Ou a Cristina Ferreira olhar-te nos olhos só. Não é contigo. A sério. Se tiveres dúvidas pergunta. Mas faz um favor a ti própria e não tenhas dúvidas.

Ser desagradável para um blogger é confundir o blogger com o boneco que ele inventou. É como ser inconveniente com o Sapo Cocas. Fica estranho, não fica? Pois fica.

É fácil escrever apanhar as idiossincrasias de escrita de um blogger. Ainda assim, não o faças. Cria o teu estilo, é muito mais divertido. Para todos.

Pensa antes de colocar o rato em cima do botão de publicar. Se tiveres dúvida pensa se gostarias que a tua mãe lesse o que escreveste. Ou os teus filhos.

14 comentários:

  1. Lady Kina6.10.15

    Ah, já tinha saudades de um destes! (não é para ser simpática, que não sou, e raramente me surge sincero o elogio, é uma espécie de hipocrisia ao contrário. e até gostava de comentar algumas ideias - sim, que este vem com ideias e tudo-, mas agora não me sobra o tempo. talvez volte em outra oportunidade) Very points.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6.10.15

    Bem prega frei Tomás, faz o que ele diz, não o que ele faz.

    ResponderEliminar
  3. Pipoco, por obséquio, seria pedir-lhe muito que, a par da catequese bloguística tão bem feita nestes posts, elaborasse também um catecismo para dirigentes desportivos? Estou deveras constrangida desde o serão de ontem, e disseram-me que o presidente BdC é grande fã deste blog, podia ser que se o Pipoco lhe desse uma palavrinha ele percebesse que não se faz aquilo ao Clube.

    ResponderEliminar
  4. O tio Pipoco é o verdadeiro Agent Provocateur da bloga, mas com menos rendas e, ainda assim, mais barato e acessível.
    E ninguém consegue ser desagradável com o sapo Cocas, pois não? Já com a Miss Piggy...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aimêdês, agora que li o meu comentário, penso de que possa ser equívoco, pelo que passo a fazer o seguinte disclaimer: a minha alusão à Miss Piggy não pretende ser qualquer mensagem velada para terceiros, mas sim uma derogatory joke sobre a própria comentadora, também ela conhecida pela sua rotunda figura e mau génio. E, dirão alguns, por se achar mais diva que realmente é, mas essa eu nego.

      Eliminar
    2. Anónimo6.10.15

      Cara Izzie (e caro Pipoco), é por posts destes, que geram comentários destes (estou meio repetitiva, certo?) que sou frequentadora assídua. Um caso perdido, é o que é: gosto de gente que lê, que sabe pensar e que sabe escrever.

      Eliminar
  5. Essa sua preocupação com a aprovação da mãe começa a deixar-me apreensiva, meu caro. Não há amigos, mas há afetos, que mudam, inclusive, como o meu por si, veja lá ;) começou por me irritar e agora gosto do seu boneco, mas realmente tem razão, foi por nunca me mal tratar que passei da fase da embirração para a fase da cordialidade, até do afeto explícito, por vezes. Embora me custe conter a língua, às vezes. E aprecio muito essa sua contenção em não me mandar pastar, isso é muito bonito, é do boneco, mas é bonito. Abraço afetuoso

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito deste código de vestir, até abotoei o casaco e me endireitei na cadeira, respeitosamente, e estou de acordo com todas as cláusulas, à excepção de uma que me deixou cabisbaixa para não dizer triste.

    Que não vá tomar café com esta gente toda acho sensato, uma vez que tanta cafeína podia fazer-lhe mal; mas amigos?... amigos também não?...

    ResponderEliminar
  7. Só discordo quanto aos amigos, eu que fiz grandes amigos nos blogues.
    Uma até está a comentar mais acima.

    ResponderEliminar
  8. Caro Pipoco, permita-me que discordo dos amigos, pois se não se faz amigos também não se faz inimigos, aquela história do bem e do mal, está a ver não está?
    Olhe, gostei da escrita, só para dizer isso, uma espécie de "afago no ego".
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Anónimo7.10.15

    tio, votos de "muito calorzinho na alma"...e mais não digo...(ihihihihihihih)
    VW

    ResponderEliminar
  10. Cláudia Filipa7.10.15

    Há não muito tempo, antes de ler blogs e interagir com determinadas pessoas nesta modalidade delas escreverem e eu sentir vontade de comentar, sempre que me falavam em amigos relativamente a gente que nunca se viu mais gorda, confesso que achava uma patetice de todo o tamanho. Talvez mesmo, não, sem talvez, ridículo. Acontece que, agora, passado este tempo de convivência à distância quase diária com algumas pessoas e tendo em conta a definição de amigo "nome que se dá a um indivíduo que mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito por outra pessoa"... eh! lá!... na volta já sou mas é amiga de algumas pessoas que nunca vi mais gordas, ora mas isto!. Pergunta-me o cético Mais Salgado, está bem Cláudia, consideração e respeito ainda vá, mas afeto? ao que eu lhe respondo que afeto também é definido como "sentimento de inclinação para alguém, simpatia por alguém", ora eu simpatizo consigo. Eu sei, escusa de perguntar, qual foi a parte de que o Pipoco Mais Salgado é um boneco que a Cláudia ainda não percebeu? ao que eu lhe respondo, hoje, sinto simpatia, consideração e respeito pelo individuo que um dia se lembrou de inventar o Pipoco Mais Salgado, é que na minha modesta opinião este boneco se não existisse tinha de ser inventado. Parece que quer Vexa queira quer não, sou sua amiga. Deixe lá, também não é coisa da qual me orgulhe, convenhamos que é mesmo uma grande patetice, e se me disserem que disse isto nego e digo logo que isto são SÓ blogs e que nos blogs NÃO HÁ amigos.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo7.10.15

    Boa noite tio pipoco,

    Nem pela mais pálida coincidência andei a pesquisar cursos de etiqueta e protocolo empresarial (e não só, mas não é importante agora) e vem este post "erónico" (posts erótico-encapotados é só pela mão da Pirata). A vida está cheia ´de eronias.

    Resta-me saber se o tio vai ser aluno ou formador.

    A propósito tio, o que é isso de não haver amigos nos blogs? Que escândalo!... Então aquelas amizades verdadosas são apenas uma fachada?! Oh! Destino cruel. Nãoooo. Eu que acreditava piamente na pureza das amizades da blogosfera. Com que cola vou agora segurar este mundo?

    Depois deste momento trágico-cómico, tenho de o esclarecer meu querido tio pipoco, é na internet o que não há, e não é amigos.

    Repita comigo: There are no girls on the internet. É isto. Pode haver migos e migas e muito coração e BFF's, mas não há girls. esta é a regra n.º 37 on Rules of the internet.

    Não há rules dos blogs. Quem quiser que escreva umas. Não lhes chame dress code já agora.

    ResponderEliminar
  12. Onde é que posso assinar?

    ResponderEliminar