14 setembro 2015

Eu, que nunca peço nada

Imagino-o cheio de salamaleques, distribuindo piropos que já não se usam, talvez se perfume com Old Spice, eventualmente, nos dias de festa, Tabac, há-de usar uns sapatos envernizados de tacão alto, e guardará para o casamento da filha uma garrafa de Johnny Walker rótulo preto, uma pomada que um primo da Marinha lhe trouxe dos States, a camisa azul clara, meia manga, será Victor Emanuel, do bolso sairá um lenço de cor forte, terá um Ford Capri, ainda  com leitor de cassettes, talvez Roberto Carlos, talvez Julito Iglesias e contará anedotas de salão, o que quer que sejam anedotas de salão, só terá dois medos: o exame da próstata, que adia vai para dez anos, e que a Maria da Conceição, a sua senhora, descubra.

Mãe Preocupada, o homem regressa ou é preciso eu tomar outras providências?

13 comentários:

  1. Anónimo14.9.15

    Ó Pipoco , limpe lá esse pó , esse bolor, esse verdete, que isso já não é patine nem nada. Tire lá o Tabac, O Old Spice, as camisas de meia manga , o Ford Capri das prateleiras e das garagens, que agora começa a enjoar mesmo. Tardou, mas chegou ( a náusea) .

    ResponderEliminar
  2. Old spice e de barba impecavelmente escanhoada.
    Creio até, que o vi no outro dia sentado no banco do jardim. (Como ousa esta gente descrer-se da sua existência?)

    Por isso e por favor, tome as providências necessárias, que ninguém merece que o Sr. Pereira suma assim.

    ResponderEliminar
  3. Caro Pipoco,
    O senhor Pereira ainda não deu sinal.
    Quanto ao retrato que aqui fez, devo avisar que a sua imaginação caiu no erro da coerência excessiva. O senhor Pereira é uma pessoa, não é um estereótipo. Acertou apenas na primeira linha. Ele trata bem do corpo e o carro é moderno e dos bons.
    (Leitor de cassetes tenho eu...)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Se é petição, eu também subscrevo. Se não é, devia ser.

    ResponderEliminar
  5. Cláudia Filipa14.9.15

    Ainda bem que está a pedir o regresso do senhor Pereira e as outras pessoas também. Parece que o senhor Pereira, quer ter o direito à incoerência, a ser vários, até a ser imprevisível, quer ter o direito a não ser catalogado, à multiplicidade. É precisamente por isso que gostava do senhor Pereira. Espero que volte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14.9.15

      A vírgula a separar o sujeito do predicado é que era mesmo de evitar.

      Eliminar
    2. Cláudia Filipa14.9.15

      Obrigada Anónimo. Vou passar a ter mais cuidado. Tenho um problema com as vírgulas e não só.
      (pelo sim pelo não agora só usei pontos finais)

      Eliminar
    3. Anónimo15.9.15

      Contrariando o anónimo , e embora ele tenha razão, aconselho-a a não tratar o problema das virgulas. Na escrita da Cláudia, que sabe escrever bem, é uma espécie de grain de beauté, um detalhe imperfeito que dá graça aqui aos comentários do tio.

      Eliminar
    4. Anónimo15.9.15

      Estes anónimos, pá... chatice, pá...

      Eliminar
  6. Uma vénia (coisa que tento evitar, mas às vezes impõe-se) à mãe preocupada, que os estereótipos fundem-se (eu também tenho leitor de cassetes, by the way).

    ResponderEliminar