06 julho 2015

Tenrinhos

Andava aqui a distrair-me com isto dos blogs, que sempre dá para ler se aumentar a coisa para 150% do tamanho normal, o que é uma vantagem em relação ao Arial quatro esborratado em que agora se me afigura que todos os livros são escritos e embeveci-me com o que as pessoas escrevem sobre a Grécia, uns com o requinte argumentativo "se eu pago as minhas contas, esses malandrecos hão-de pagar com língua de palmo" outros com a candura de um "que grandes valentes são estes Gregos".

A verdade? Ora, a verdade estará escrita nos livros de História onde estudarão os nossos filhos, e a História, não há quem não o saiba, é sempre escrita pelos vencedores.

10 comentários:

  1. Isso dos olhos realmente não anda bem... vá lá, por favor corrija o "quam"...

    ResponderEliminar
  2. Cláudia Filipa7.7.15

    A não ser que tenhamos mesmo conhecimento direto de uma coisa porque participámos nela, aconteceu à nossa frente, a verdade pode, é verdade, ser facilmente manipulada, ficar assim à mercê do diz que disse, pode adulterá-la. E depois, baseado no que outros nos dizem ser verdade, ou mesmo no que assistimos, ainda há a nossa própria visão das coisas, a verdade de cada um. É verdade que a verdade passa por muitos filtros e perante o conhecimento parcial da verdade que não se mostra inteira, que só mostra de si o que quer mostrar, somos todos tenrinhos. Não tenho blog, mas também tenho a minha opinião, li há pouco um texto da Uva e gostei mesmo muito, porque concordo totalmente e sim, sei que a História diz-me que estou a ser tenrinha, mas a verdade não está sempre do lado dos vencedores, eles só ganham o direito de contá-la e nesse caso a verdade pode deixar de ser simplesmente verdade e passar a ser verdade conveniente. Perante tudo isto, "tenrinha" me confesso.
    (sim, o exagero dessa letra enorme de quem já não vê um palmo à frente do nariz fez-me rir)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7.7.15

    A Cláudia tem razão em tudo, como habitualmente : sobre a " verdade" , sobre a historia, sobre os vencedores, que num instante passam a vencidos, e por aí fora.
    A frase de GO fez A sua história, mas não é A verdade.
    ( número zero , de umberto eco, é interessante )

    ResponderEliminar
  4. Puseram-lhe as gotinhas dilatadoras, ou fez um lasik? Ainda me lembro de ter de formatar tudo para tamanho 16 depois da minha operação :D

    (ó tio, não seja pessimista, que os vencidos de ontem são os vencedores de hoje, a gente sabe lá o dia de amanhã. deixe de lado o Financial Times e o Wall Street Journal e subscreva o feed do The Guardian, tão mais interessante. já agora, já leu a entrevista do Thomas Picketty a um jornal alemão, o Zeit, se não me falha a memória? muito interessante)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7.7.15

      Essa é a entrevista que vale a pena ler, muito interessante e oportuna.

      (disse-me em tempos um famoso oftalmologista que as pessoas que viam muito bem, o que eles consideram ver muito bem, precisavam dos primeiros óculos de ver ao perto , entre os 45 e 52, mas continuavam a ser consideradas pessoas que veem muito bem. Eu acreditei)

      Eliminar
  5. Anónimo7.7.15

    Na minha sala de aula do último ano de faculdade um iluminado escreveu: Morte ao Arial.
    Escrito num irónico Arial tamanho 10 mil.
    A ironia está nas coisas que nós achamos graça mas os outros não vêem.
    Mesmo que estejam em tamanho 10 mil.

    ResponderEliminar
  6. Tio Pipoco, agora que já vê bem, porque é que GRITA?

    ResponderEliminar
  7. Disse tudo e nao disse nada, o querido. Olhe q ja no tempo dos outros gregos isso de agradar a estes e aos troianos nunca deu muito certo. As pessoas gostam de atitude,nem q seja a de se identificarem com opinioes diametralmente opostas sobre a mm questao. O q as pessoas parecem n entender é q os gregos ate pagariam a divida, mas n nas. Condiçoes de submissao e humilhaçao da ue. Abraço

    ResponderEliminar
  8. Anónimo8.7.15

    Era digital meu caro. Acabou essa coisa de erradicar a história.

    ResponderEliminar