13 julho 2015

Dos temas fracturantes...

... que tenho diante dos meus olhos, selecciono os dois que me parecem mais prementes, a mágoa da mãe de Casillas por ver um filho entrar em espiral descendente e a crónica do Giles Coren no Times, a mandar dizer que a cozinha portuguesa parece que não sei quê.

Se até posso concordar com parte do que diz a mãe de Casillas, de facto o FC Porto não se pode comparar a um Real Madrid, um Manchester United, um Sporting ou um Bayern de Munique, a verdade é que Casillas já deu o que tinha a dar, agora quando falamos de Casillas é para nos referirmos a frangos memoráveis, ao nível dos primeiros tempos de Patrício ou dos tempos desse Roberto de boa memória, e é aqui que que temos que ser complacentes,  a senhora Casillas, na sua condição de mãe extremosa,sobrevaloriza  qualidades que já lá não estão. Temos que compreender, a minha mãe ainda acredita que eu sou o melhor aluno da turma.

Já Giles Coren, do alto do requinte do fish and chips, esse ponto cimeiro da culinária do mundo, logo secundado pelo bangers and mash, a excelência do puré de batata com salsicha, quando fala da má qualidade da cozinha portuguesa é só para nos divertir. E nós divertimo-nos, Giles. À grande.

22 comentários:

  1. Não percebi a raiva e histeria provocada pela crítica culinária de...um inglês. O povo que desconhece qualquer técnica culinária mais complexa que o estufado - e sem refogado, atenção, para os ingleses estufar é só isso, estufar. Eu li a notícia e ri-me. Pronto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estufado? Pensava que eles só coziam...

      Eliminar
    2. Estufado = stew.O nosso estufado é diferente.

      Eliminar
  2. Anónimo13.7.15

    "À" grande...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13.7.15

    Não se pode comparar "com"...

    ResponderEliminar
  4. O problema da mãe do casillas foi dizer que o Porto, que já ganhou uma liga dos campeões, era uma equipa de terceira categoria. mas às mães temos de dar um desconto, elas as há que nunca estão contentes.

    ResponderEliminar
  5. Não me incomodei com a crítica do senhor Coren que, acredito, "couldn´t care less" para o que em Portugal se diz e escreve sobre ele, nem com a opinião da mãe e Casillas. Mas garanto-lhe que sou filha de muito boa gente.
    Fiquei, eventualmente, preocupada com o esclarecimento/pedido de desculpas da senhora. É mesmo necessário uma mãe, ainda que afastada do filho por razões que só aos dois diz respeito, ter de vir explicar o que disse (seria necessário justificar-se aos adeptos merengues se dissesse que o filho estava a caminho de um clube que realmente sabe quem tem valor, deixando sub-entendido que o RM era um clube da treta?).
    É que, secundando as entrelinhas da simpática Lucy Pepper ( http://observador.pt/opiniao/fish-and-chips-a-culpa-e-dos-portugueses/) calhou-me atribuir pouca importância às palavras que não ouvi da mãe do guarda-redes Casillas, como calhou dar pouca importância às palavras que não li do senhor Coren aquando da primeira crónica sobre o assunto.
    E aposto o dedinho pequenino, o que adivinha, que daria pouca importância às palavras de uma e outro se as tivesse ouvido ou lido.
    É tudo uma questão de segurança e empatia.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13.7.15

    Nesta fase do Casillas, o Porto é bom demais......

    ResponderEliminar
  7. Anónimo13.7.15

    A mãe do Casillas deveria agradecer o facto de o filho ainda ter clube depois da prestação no Real Madrid. Quanto ao Giles, que nem sei quem é, acho-o mesmo muito engraçado.... e deve perceber muito de cozinha.

    ResponderEliminar
  8. Cláudia Filipa13.7.15

    Será que vai chegar o dia em que Portugal não vai andar aos pulinhos, olhar ansioso, mãos suadas, expectante, a aguardar a opinião dos estrangeiros, desse sítio lá longe que é o estrangeiro, sobre si. Portugal, meu querido, o estrangeiro está cheio de palermas, não acreditas? acredita que é verdade, há palermas em todo o lado, mesmo no estrangeiro. Os palermas estrangeiros são iguais aos palermas portugueses, são é em muito maior número, porque o estrangeiro é assim muito maior que tu, meu querido. Portugal, por favor, cresce, pára de te importar com o que cada estrangeiro diz de ti, pára de te irritar com isso, pára de ficar deprimido, pára de fazer birra, fechar a porta do quarto com estrondo e desatar a chorar. Porque, sabes Portugal, fazeres uma tempestade num copo de água, por causa das palermices que dizem sobre ti, alguns palermas estrangeiros, pode, isso sim, fazer de ti o maior palerma de todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia Filipa13.7.15

      É tirar o acento ao pára, esqueci-me.

      Eliminar
    2. Só discordo em número, não me parece que seja Portugal, são só alguns portugueses, uma minoria (mas uma minoria ruidosa, como o são os adolescentes que vão para o quarto chorar e batem com a porta).

      Eliminar
    3. Anónimo13.7.15

      Apoiado Cláudia!

      Cristina

      Eliminar
  9. O Casillas será um dos grandes jogadores sempre!

    ResponderEliminar
  10. Não me manifesto sobre a mãe do Casillas... agora o senhor que pensa que percebe de comida era vir cá e comer uma boa feijoada, um bom cozido à portuguesa, uma boa sardinhada ou uns carapaus e lapas e caracóis já agora, e ia ver o que era bom. Nem saía de cá só pela nossa cozinha

    ResponderEliminar
  11. Anónimo13.7.15

    Quando não sei do que se fala faço como os revisores ortográficos, leio o texto de trás para diante. E foi assim que encontrei "um Sporting" ali fora do sítio. Os colegas não repararam, foram simpáticos, ou então...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia Filipa13.7.15

      ...há quem tenha feito de conta que não leu a enumeração das grandes equipas, by PMS. Imagino-o a falar lá com os botões da sua camisa de um branco imaculado: então?! eu todo contente a escrever isto e nada, nem uma alma revoltada...;)

      Eliminar
  12. É oferecer-lhe um cozido à portuguesa.... ou pronto, na loucura, uma punhetinha de bacalhau e vê-lo marchar de volta ao seu pequenino país!
    Ao Giles, claro está.... Que em relação à senhora Casillas, concordo em tudo... Porto é e será sempre uma "equipa de 2ª", com tudo o que isto possa querer dizer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma equipa de segunda que já ganhou uma liga dos campeões numa tv a cores

      Eliminar
  13. Sempre preocupados com o que os outros pensam a nosso respeito.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo13.7.15

    Ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah... já chorei a rir!! Então o tio Pipoco compara o nosso Sporting ao Real Madrid, Manchester United ou Bayern de Munique!!?!? Delicioso! Mas já agora, elucide-me caro Pipoco, esse pé de igualdade é em termos de campeonatos nacionais, Liga dos Campeões...? Nem gosto do FCP mas, convenhamos, mais depressa joga no 'mesmo campeonato' que os clubes acima referidos.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo13.7.15

    A auto-estima portuguesa anda pelas ruas da amargura.
    Mas quem é que quer saber o que esta gente (Srª Casillas e Giles) acha??????????

    Cristina

    ResponderEliminar