12 julho 2015

Domingo

Come maçãs com casca, uma vez por semana diz para ti mesmo "que se foda" e arrisca fazer a coisa que talvez não seja a coisa certa, percorre El Camiño, ouve o teu pai, não é necessário fazeres o que ele diz, basta ouvi-lo, não escales o peixe, come chocolate preto, aprende a gostar de ópera, aceita imediatamente as pequenas gentilezas das pessoas, ajuda as senhoras de idade a orientar-se nos aeroportos, desliga o telemóvel no cinema e no teatro, nos museus e nos concertos, lê Borges e Saramago, abraça os teus irmãos, mesmo que não sejam filhos dos teus pais, evitas as mulheres de olhos claros, não deixes passar muito tempo a admiti-lo quando te enganas, beija de olhos fechados, não deixes um animal sofrer, mesmo que seja um cão pequeno, talvez seja melhor aquilo do "que se foda" ser só uma vez por mês.

14 comentários:

  1. Como sempre a casca da maçã. <3 Apaixonei-me recentemente pelo simples chocolate preto.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12.7.15

    Caro Pipoco, pode explicar-me qual o problema com as mulheres de olhos claros???
    Grata.
    Luz

    ResponderEliminar
  3. Avassaladoramente...difícil.

    ResponderEliminar
  4. Depende do tamanho do peixe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mirone, dulcíssima Mirone, que gasta o seu tempo todo a ser a minha consciência em vez de aprimorar a sabedoria de grelhar um bom peixe...

      Eliminar
    2. Pipoco, condescendente Pipoco, que gasta o seu tempo todo à espera de um comentário meu que possa diminuir em vez de aprimorar a sabedoria de grelhar um bom peixe.

      Senão vejamos, o peixe escalado generalizou-se em alguns restaurantes como forma de "despachar serviço". Uma vez aberto o peixe grelha mais depressa, possibilitando servir mais clientes no mesmo espaço de tempo. Evidentemente é um disparate escalar um robalinho de 300 gr, grelha mais depressa, é verdade, mas perde os seus sucos, pelo que deve ser grelhado fechado.
      Porém, se o peixe for de maiores dimensões, se o grelhar fechado corre o sério risco de o queimar por fora sem que esteja no ponto por dentro (e penso que não tenho de lhe dizer que um peixe mal grelhado por dentro é tão desagradável como um peixe que passou muito). Nessas situações, e apenas nessas, a forma correcta de grelhar o peixe passará por escalá-lo.
      Agora se me perguntar se prefiro um robalo de 3 kg grelhado (escalado) ou ao sal (fechado), a conversa será outra. Mas falando-se de grelhar peixe, e apenas grelhar, mantenho o que disse, depende do tamanho do peixe.

      Vá por mim, que nasci com um pé no mar.

      (Quando acertamos a questão dos honorários? Não me lembro de ter oferecido esses serviços, pelo que se insiste em solicitá-los é prudente, para segurança de ambos, que os discutamos quanto antes.)

      Eliminar
  5. Anónimo13.7.15

    Uma vez por semana?! Que desilusão para as suas leitoras...
    Uma vez por mês? Que alívio para o meu barbeiro...

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, estou um bocadinho desorientada, por gentileza, diz-me onde é o check-in?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo13.7.15

    ...tio só não percebi a de "evitar mulheres de olhos claros". Qual o problema?
    VW

    ResponderEliminar
  8. Anónimo13.7.15

    "evita mulheres de olhos claros", "evita mulheres de olhos claros"?!? Mas que merda é esta, pá? Tratamento, assim, logo pela manhã, nunca mais cá venho! Adeus.

    ResponderEliminar
  9. Não deixes um animal sofrer principalmente se for um cão pequeno.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14.7.15

    Olha o velho amigo post , um amigo de há tantos anos , prazer em o rever. Com um ligeiro aumento de sabedoria e idade, mas com a frescura , o "viço" dos primeiros.
    Com f... a mais e a implicância com olhos claros, mas estão lá todos , mas todos, os ingredientes da nossa tranquilidade. Gosto sempre de ler as adoráveis velhinhas que mantêm nos aeroportos o mesmo glamour das passadeiras....

    ResponderEliminar