28 maio 2015

Setenta anos de blogs

Por entre um Partagas e uma aguardente Adega Velha para moer o jantar, uma salada de rúcula bem apaladada, sentado no meu telheiro, a olhar para as estrelas e a pensar em coisas cá minhas, revi estes setenta anos de blogues, sorrindo, nostálgico quando contemplava os primórdios desta coisa do lado menos luminoso dos blogs, que sempre existiu, não se inventou ontem. Revi o lendário aborrecimento da Pipoca Mais Doce e da Kitty Fane e sorri, a coisa teve o seu glamour, está bem que eram só umas miúdas à bulha por causa de coisas não sei quê, e nós ali, divertidos, a olhar para aquilo, tudo ao vivo, não havia cá facebooks a fazer de amplificador, eram só umas miúdas a fazer uma chinfrineira e nada mais. Depois lembrei-me do hate-blogs daquele tempo, aquilo é que era, maldicência em estado puro, não havia cá caixas de comentários moderadas nem posts a fazer de conta que a autora tinha uma cultura geral mínima, aquilo era outra categoria, blogs parasitas como manda a lei, sabia-se bem ao que se ia, de vez em quando quase se descobria a autora da má-língua, especulava-se que se sabia quem era a marota, que já se sabia o IP, tudo tremia, caramba, elas sabiam o IP umas das outras, dali até acabar o fartote e acabar tudo na esquadra havia de ser coisa que se fizesse em menos de nada. Depois lembrei-me dos blogs que marcavam a época, trezentas visitas por dia era uma marca que se invejava, não era para qualquer um, as caixas de comentários eram uma coisa interminável, uma espécie de chat desorganizado, a coisa acabava quase sempre nos lendários jantarinhos de bloggers, uma coisa sem jeito nenhum que só servia para nunca mais pormos os pés no blog da gorda que escrevia como se fosse a Miss Venezuela, aquele era o tempo em que se trocavam ligações, se tu tens uma ligação para o meu blog eu retribuo. Ah, que tempos eram aqueles...

13 comentários:

  1. Não deixa de ser irónico, chamar-se-lhe o Poder das Massas, quando as massas são completamente manobradas. Falar-se em liberdade de expressão, quando só se aceitam sócios do clube. Pior, a falta de verve para se criticar/satirizar, num país que se diz tamanho leitor de Eça... E por falar em Eça, deixo-lhe o Fradique, que tanto anos antes já sabia como ia ser isto das bloggers (com as devidas adaptações ao tempo e espaço):

    «Nas nossas demo cracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal. Para se conquistarem essas sete linhas benditas, os homens praticam todas as acções — mesmo as boas. Mesmo as boas, meu Bento!»

    Parabéns pelos 70.

    ResponderEliminar
  2. "The day trip over a tangerine sun becomes blood red splashed horizon, you walk yourself into the the wilderness, I wondered there id you ever guess.... those were the days when we had it all, these are the times I got so much more..."

    ResponderEliminar
  3. Ai que nostalgia...:p

    ResponderEliminar
  4. Tenho mais saudades do irc...o que talvez n saibas é que antes deste fenômeno dos blogs, existia o fenômeno das lojas online e dos sites e aí porcaria era exatamente como a dos blogs...quem reinava era a "maçonaria". Agora é mais do mesmo e cada vez mais gente como nessa maçonaria de blogs, n me importo que comam...mas podia ser mais simpáticos uns para os outros...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo28.5.15

    Mas afinal o tio é um grilo ou não?

    ResponderEliminar
  6. Cláudia28.5.15

    E o que eu acho interessante este mundo dos blogs. Se eu fosse socióloga, que não sou, os blogs seriam um interessantíssimo objeto de estudo.
    Pensava que isso dos "jantarinhos de bloggers", era um mito urbano.
    ( a culpa de certas coisas não mudarem, dizem, é da essência, parece que resiste à mudança)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo28.5.15

    Estes períodos de encher chouriços são péssimos.
    Isto parece um post sobre a vizinhança, na Brandoa ou Rinchoa ou qualquer coisa parecida, com a empolgante constatação do melhor desengordurante.

    MH

    ResponderEliminar
  8. Tio, estava aqui no meu alpendre a olhar para a lua e a cismar numa coisa, (mas sem fumar, só mesmo a cogitar), terá o tio a mesma idade do Aznavour?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo30.5.15

    Olá tio, estava à espera de blogues.
    Saudades.

    ResponderEliminar
  10. Saudades dos tempos da inocência da blogoesfera.

    ResponderEliminar
  11. Eu tive dois jantares de blogues, um almoço e espero vir a ter mais...não estava por lá a gorda que escrevia como se fosse a miss venezuela e eram todos mais ou menos como os tinha imaginado...excepto um que era uma.

    ResponderEliminar