23 maio 2015

Grande cena

Talvez a melhor cena de cinema seja a de Marlon Brando, o Padrinho, pois claro, quando tranquiliza Johnny Fontane que o lugar será dele, afinal Don Corleone fez uma oferta que ele, um tal Woltz, não poderá recusar, não é só uma grande frase, bastante corrente em reuniões de Conselho de Administração em que o CEO já não tem mais ideias, mais tarde havíamos de saber que o tal Woltz teve que escolher entre ter os seus próprios miolos ou o nome de Fontane no contrato, percebe-se aqui que o tal Woltz tinha miolos e soube escolher, retenho da cena um Don Corleone com uma gravata papillon desalinhada e a testa de Don Corleone, sem rugas até ao momento em que Fontane, descrente dos poderes que são o que são, ousa dizer que é demasiado tarde e é nesse preciso momento que a testa de Don Corleone se enruga, não querendo crer, esta é um dos meus alinhamentos de frases favoritos, querendo crer, não querendo crer, dizia eu, que Fontane, um afilhado, tivesse acabado de proferir palavras insensatas, "it's too late", nesse momento a testa de Don Corleone sinaliza que Fontane passou das marcas, fosse eu Don Corleone e talvez deixasse que Fontane tivesse razão, que fosse demasiado tarde para fazer uma oferta irrecusável.

8 comentários:

  1. Anónimo24.5.15

    Bom dia, tio. Don Corleone poderia ser um exemplo para muitos. Ele simboliza para mim uma liderança tolerante, profundamente cimentada nas relações interpessoais, no respeito mútuo (...o respeito), não é desonesto.

    Sim enruga a testa, porque afinal Fontane ainda tem muito para aprender e Corleone acabou de perceber o quão diferentes são (e a trabalheira que isso lhe vai dar).

    E se o tio deixasse que Fontane tivesse razão, com que consequências o deixaria? Há lições que não se aprendem de outra forma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Don Corleone não pode ser um exemplo, as ofertas devem poder ser sempre recusáveis, as pessoas devem ter sempre o poder de escolher. Neste caso é também Fontane que não tem escolha, Don Corleone já decidiu não só por Woltz mas também por Fontane, é esse o poder desta cena, também Fontante teve uma oferta que não poderia recusar e não ter percebido isso foi o que fez enrugar a testa de Don Corleone.

      Eliminar
    2. Anónimo24.5.15

      As pessoas podem sempre escolher, mesmo que a escolha não siga a mesma linha da situação que se lhes apresenta. Fontane não é obrigado e Woltz também não. As escolhas estão sempre presentes e são muito mais alargadas do que optar pelo branco ou pelo negro.

      (Parecemos dois alunos de cinema a discutir cenas do filme.)

      E Don Corleone é um exemplo no mundo dos negócios dado por alguns analistas como passos a seguir para o sucesso, tal como são as meras 30 páginas da arte da guerra, entre outras obras.

      Todas as ofertas são recusáveis, tio, por vezes é preciso coragem, doutras imaginação, audácia, sentido de oportunidade, diga-me o tio, já lhe fizeram uma proposta que não pudesse recusar?

      Eliminar
    3. Anónimo24.5.15

      Agora que já tem um post novo e ninguém nos está a ver (e muito me surpreenderia se o tio voltasse a responder) fica uma realidade africana em jeito de parábola, mas não do Tanganika. No Kalahari, os bosquímanos têm uma estratégia para encontrar água que envolve um babuíno, uma árvore e sal. Aparentemente, os babuínos consideram o sal uma guloseima... (fantástico, pode ver o documentário aqui https://www.youtube.com/watch?v=YAy8LUmXPmo).

      Moral da história: o babuíno poderia ter fugido mas a gula pelo sal era demasiada, bastava-lhe abrir a pequena pata e largar o sal. Fontane, Woltz, e tantos outros comportam-se um pouco como o babuíno.

      Não me tome por arrogante. Todos temos as nossas fraquezas e eu também tenho as minhas.

      (É um grande filme, só aqui para nós.)

      Eliminar
  2. O meu cérebro também tem um cantinho especial para 'trivia'.
    Marlon Brando tinha de enrolar pedaços de algodão hidrófilo que depois escondia entre as gengivas e a bochecha para que elas ficassem mais cheias e 'penduradas' junto aos cantos da boca..

    ResponderEliminar
  3. Finalmente percebi porque é que Patrick(Ruben) nunca mais fez um post.

    ResponderEliminar
  4. Agora (num intervalo entre coisas chatas) vou partilhar uma das minhas cenas favoritas de sempre. Ia contar, mas fica o trecho, que é mui melhor:
    https://www.youtube.com/watch?v=sXJ8tKRlW3E
    E é isto, a vida. Lá em casa é, aliás, uma das nossas quotes preferidas: You know nothing of my work.

    ResponderEliminar