25 abril 2015

Pipoco também fala das conquistas de Abril

Quem sabia das conquistas de Abril era o velho Senhor Venceslau, que era da não sei quê Amizade União Soviética-Portugal e tinha estado em Moscovo para visitar Lenine, um Lenine embalsamado, mas Lenine. "Aquilo, menino Pipoco, é uma terra em que as crianças têm os brinquedos que querem, aquilo são ruas largas, as pessoas são felizes. E sabe por que são felizes? Porque são todos camaradas, é por isso". Eu sabia que o Senhor Venceslau era importante lá no Partido, era ele que falava no altifalante do carro do Partido, a anunciar "Grande Comício, não faltes camarada!" enquanto passava a Internacional e o hino do Partido. Todos os anos o senhor Venceslau me perguntava se eu não queria ir à Festa, o problema é que a Festa era no final do Inter-rail e isso era um problema, as finanças ainda não tinha tido tempo de recuperar e eu havia de ir à Festa só muitos anos mais tarde e era exactamente como o Senhor Venceslau me dizia que era. Um irmão do Senhor Venceslau tinha estado em Caxias, "em Caxias, menino Pipoco!" e eu não sabia porque me dizia o Senhor Venceslau que o irmão tinha estado em Caxias como se isso fosse coisa ruim, afinal o Mónaco era em Caxias e não me parecia muito mau.

O Senhor Venceslau trouxe-me Fausto e Sérgio Godinho e Janita e Vitorino e Brigada Vitor Jara (e ensinou-me que fora Victor Jara) e, isso sim, foi uma vantagem grande de Abril.

Obrigado, Camarada. Onde quer que esteja.

3 comentários:

  1. Anónimo25.4.15

    Liberdade para dizer palavrões em lugares públicos e escrevê-los neste blog também e poderem ser publicados porque o tio perdeu o lápis azul! Além do mais, consta que o lápis do tio é verde. Isso também é uma conquista de Abril.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo25.4.15

    Vejamos a coisa pelo lado positivo: Cavaco Silva não voltará a dizer "cidadões" num discurso oficial do 25 de Abril.

    MH

    ResponderEliminar