02 dezembro 2014

Pessoas com quem Pipoco iria almoçar: o Padre de Canelas

Passasse eu por Canelas este fim de semana, que não passo, Canelas fica fora de mão para quem tem que ir a Nova Iorque aproveitar o fim de semana esticado e ganhar forças para aquilo de esquiar, e furaria por entre as velhotas que vociferam coisas do demo, vela acesa numa mão e a outra levantada para o céu, clamando intervenção do Todo Poderoso para expulsar o padre guedelhudo, daria uns safanões aos cobardolas que empurram, aconchegados pela multidão, da mesma maneira que Napoleão usava sempre calças vermelhas para que os seus homens não notassem o sangue da batalha, os de Canelas haviam de ser obrigados a usar sempre calças castanhas, não se fosse dar o caso de se cruzarem mano a mano com o padre guedelhudo, mas, dizia eu, havia de tirar o padre do meio daquele aperto, ele digno e vertical, apesar da sua camisola de lã às riscas cor de rosa, havíamos de ir beber um bom vinho e eu havia de lhe dizer que, houvesse mais como ele, homens que se vê à légua que são homens de bem, e também eu era bem capaz de me entregar nas mãos do misericordioso, entretanto, e enquanto o chamamento não me chegasse, encomendaríamos mais paio de Barrancos e havíamos de falar das nossas coisas, o padre guedelhudo de coisas que eu não sei e quero saber, eu das minhas trivialidades que ele, o padre guedelhudo, havia de escutar só por ser um bom cristão e um homem de paz, havia de lhe pedir um abraço dos fortes, daqueles que quase partem ossos, e havia de lhe segredar como se manda a má gente para a puta que os pariu.

12 comentários:

  1. Bom dia!
    Faça isso e eu levantarei o meu copo, para me juntar ao brinde: Prá puta que os pariu!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2.12.14

    Subscrevo.

    ResponderEliminar
  3. Isabel2.12.14

    Tenho alguma curiosidade em saber, o que diria o Papa Francisco de gente tão abençoada...

    ResponderEliminar
  4. Muito boa prosa, Don Pipoco, muy buena prosa.

    ResponderEliminar
  5. Hipocrisia, é o que é.
    E sim, pqop.

    Abençoados sejam.

    ResponderEliminar
  6. Disse " para a puta que os pariu"?

    Palavra do Senhor.

    ResponderEliminar
  7. Mas caro Pipoco, se este fim de semana vai a Nova Iorque, pode passar por Canelas num outro qualquer. Achei a sua ideia tão boa que, para além de parecer minha de boa que é, sou capaz de ir já ver onde fica exactamente Canelas e pô-la em prática neste Natal, sou capaz sou. (e depois, dou lá um abraço por si ou não é preciso?)

    ResponderEliminar
  8. Concordo!
    E na cidade que nunca dorme que deve estar bonita por esta altura do ano, beba um capuccino (ou um chá) por mim! Divirta-se e aproveite!

    ResponderEliminar
  9. Eu que passo por Canelas todos os fins de semana, era menina para lhe transmitir essa solidariedade, não tivesse eu medo das ditas velhotas!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo7.12.14

    Essa do Napoleão usar sempre calças vermelhas...é desconhecer a iconografia do referido.

    ResponderEliminar