12 outubro 2014

O que é isso, CMTV?

Esteve bem, o Cristiano Ronaldo. O Correio da Manhã é um jornal medíocre, com primeiras páginas feitas de meias verdades, com abordagens miseráveis à notícia. 

Esteve bem, o Cristiano Ronaldo, não sei se já tinha dito.

18 comentários:

  1. O Correio da Manhã é isso tudo e muito mais. Mas não se pode culpar um jornalista pelo funcionamento de um jornal inteiro. São precisos muitos mais e, quiçá, não serão todos medíocres. A jornalista estava a fazer o seu trabalho e foi envergonhada em praça pública perante os restantes colegas de profissão. Se por "esteve bem" queres dizer "extremamente arrogante e mal educado" então sim, o Cristiano Ronaldo esteve, sem margem para dúvidas, muito muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, escrevi este post com cuidado, exactamente para ficar claro que, para mim, o CM é um jornal medíocre.

      O CR foi assertivo, apesar de provavelmente saber que a partir deste momento o CM não mais lhe sairá de cima.

      Eliminar
  2. E já têm uma publicidade ridícula com estas imagens... dear lord.

    ResponderEliminar
  3. O CR esteve lindamente!
    Quanto à jornalista, que alguém disse ter sido enxovalhada, como diria alguém que eu conheço, estudasse! Se calhar é o que dá trabalhar no correio da manhã.
    As notícias do CM são escritas por alguém, e n acredito q sejam todas "adulteradas" pelo editor.
    Mau jornalismo não merece respeito!

    ResponderEliminar
  4. Teresa12.10.14

    Aplaudo de pé a resposta do CR7!!!!

    ResponderEliminar
  5. Não saber o que é a CMTV será sempre isso: desconhecimento.
    Gosto do Ronaldo, nem sequer aprecio o CM ou a CMTV, nem ele teria necessariamente de conhecer, mas, em não conhecendo, será precipitado julgar e emitir juízos de valor, ainda por cima perante alguém que está apenas a fazer o seu trabalho e do qual ele nada sabe, para além do local de emprego.

    Excelentes jornalistas têm sempre emprego, não é?
    Porque a meritocracia existe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa, Cristiano Ronaldo recusou responder ao canal de televisão, não à jornalista.

      Faz toda a diferença.

      Eliminar
    2. Melissa14.10.14

      Rosa, acho que ele sabe bem que jornal é este. Por isso respondeu assim. Julgo que há já algum processo judicial movido contra o jornal.

      Não obstante não ter respondido à jornalista, impedindo-a de trabalhar, acho normal que não queira responder a uma jornalista que faça parte de um jornal que, aparente e alegadamente, já escreveu coisas que o ofenderam, ou à sua família. Como disse o Mais Salgado, não se trata de não responder àquela profissional, trata-se de não compactuar com certo tipo de jornalismo, daquele tipo que "ataca" a sua família, a sua vida privada e a si.

      Quanto ao facto de serem todos maus profissionais e de o editor não "meter a mão" em todos os textos, não é preciso: certamente que lhes é indicado o tipo de trabalho que se espera deles, a linha editorial que têm que seguir, sob pena de não se enquadrarem no perfil da empresa...

      Eliminar
  6. Estou intrigada.
    Compreendo, aceito e concordo que nem todos os jornalistas de um mau orgão de comunicação social (no caso o CM) sejam maus. Compreendo também que, dada a dificuladade de empregabilidade na área, um jornalista possa ter de aceitar vaga onde esta lhe é dade (ainda assim, haveria mto para se dizer sobre este ponto, mas não temos tempo).
    Mas então expliquem-me lá uma coisa; um orgão de comunicação social publica, por ex, que Vcs roubaram a empresa onde trabalham, que dormiram com 10 tipos para chegarem ao posto onde estão, entre outras mentiras, mas Vcs, na semana seguinte a saírem estas notícia, quando abordadas por uma jornalista desse mesmo orgão de comunicação, sorriem e respondem alegremente à questão da senhora jornalista (que coitadinha não tem culpa do "patrão"), é isso??

    Pode-me ter escapado alguma parte das declarações, mas do que eu vi das declarações do CR ele não insultou a jornalista, apenas disse que se era p o CM não valia a pena questionar que ele não ia responder, o que de resto me parece mais do que legitimo!
    Não compreendo onde é que isso é fazer juizos de valor sobre a profissional em questão. O juízo de valor feito foi para com o empregador (onde as declarações iam ser publicadas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As revistas ou tablóides, fazem vida da mentira, ou da meia verdade, vá - são alimentadas e deixam-se alimentar pelas "personalidades", representando uma indústria que rende e da qual a própria família do Ronaldo sai a ganhar (obviamente Ronaldo é Ronaldo, a sua família é a sua família, mas...as linhas que separam são por vezes ténues, conforme convém).

      O meu comentário não é a favor do CM, é apenas um lembrete de que é perigoso julgar. A jornalista até pode ser medíocre e o comentário dele compreensível, completamente desculpável pela actuação de alguns órgãos de comunicação, ou até um desabafo dele, porque nem todos os dias são bons para se ser famoso. Mas ninguém gosta de estar a tentar cumprir o seu trabalho e ser barrada a priori.
      Será que se fosse o The Sun ele faria o mesmo?
      Neste contexto o CM soube fazer render o que lhe deram de comer: uma não-notícia sobre uma não-declaração, que é uma declaração em si. A diferença é que este é o "trabalho" do CM, o do Ronaldo é jogar.

      Só que o público gosta de ver as pessoas a sair do seu papel habitual, gostam de ver o "humano", gostam de ficar a favor ou contra uma pessoa por questões que em nada têm a ver com o motivo pelo qual são conhecidas.
      Ele podia ter respondido de forma mais profissional, sem se comprometer, mas escolheu tomar uma posição - que é dele e válida.
      Não vai ser mais "perseguido" por isso, vai sê-lo da mesma forma que era anteriormente, e não apenas pelo CM, mas por toda a indústria que vive desta forma de entretenimento.
      Acho apenas que a jornalista, que ainda faz por ter esse nome, estava apenas a garantir o seu próprio trabalho e que o CM não é o Belzebu da Comunicação, é apenas parte de um esquema maior que explora o voyeurismo de sala de espera.

      Eliminar
    2. Acho que vamos concordar em discordar :)

      No entanto, reitero o que já disse e que o Pipoco referiu acima, ele n se recusou de responder à jornalista.
      Ele perguntou p onde era (e depois de lhe terem indicado o que era a CMTV) ele disse "então se é para aí, não respondo" , creio que mais claro do que isto é impossivel, e se a jornalista se sentiu de alguma forma envergonhada (apenas poderá ter ficado pelo seu local de trabalho e nunca por ela pp, pq não foi uma recusa à sua pessoa!), lamento , mas terá de rever o local onde trabalha.
      Se lá trabalha, seja por gosto, por necessidade de pagar as contas ou lá pelo q seja, foi uma decisão q tomou, e a partir daí não tem (ou não deve) de ter vergonha.

      E honestamente não acho que ele tenha feito isso por ser o CM e não o The Sun. Fez isso pq n gostou de algumas mentiras que o CM publicou e, porque n tendo nada a perder (nem qq aspiração a carreira politica, digo eu!), pode dizer o que disse sem grandes consequências ou chatices.
      E francamente, não me ocorre de que outra forma "mais profissional" poderia ter respondido.

      Eliminar
  7. Pessoalmente, o CM e derivados são-me uma fonte de vergonha alheia. Em especial, porque houve época na minha juventude em que tinha a certeza que o jornalismo, pela sua ética e regras de conduta, era das actividades mais nobres, e que quis ser repórter de guerra.
    Acredito que, um "bom" jornalista, se obrigado a trabalhar nestes pasquins deve definhar de dia para dia.

    ResponderEliminar
  8. Nunca gostei muito do CR mas desde que foi para o Real Madrid ganhou maturidade. O seu discurso está mais seguro, tornou-se mais racional, mas a cereja em cima do bolo foi mesmo esta saída. Com semblante sério, foi irónico qb, coerente com a sua vontade, é a chamada lambada de luva branca, simplesmente brilhante!
    É caso para dizer que aprendeu algo com J. Mourinho...

    ResponderEliminar
  9. Julgo que ele sabia mt bem o que a CMTV so fez a pergunta para poder responder daquela maneira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ele podia perfeitamente não saber, não mora em Portugal há séculos, eu também não sabia da existência de um canal de tv da CM, até ter voltado a Portugal.

      Eliminar
  10. é muito arrogante, o CR...

    ResponderEliminar