20 setembro 2014

De onde se constata que J. Rentes de Carvalho é daquela estirpe de homens que já não se fabrica

"VIDENTE

De facto, fosse eu vidente e muito me pouparia de desmandos, passos em falso, de a mim próprio trocar as voltas e de que confundam com más (que só de vez em quando tenho) as minhas boas intenções.

Assim acontece que, desejando tornar conhecido o apreço e o júbilo que me causa a emancipação feminina, particularmente notável num desenvolto e muito viril emprego do vernáculo, me vejo ironizado aqui, incompreendido além, informam-me de lágrimas secretamente vertidas em consequência dos meus desmandos.Para o mal feito não tenho remédio, e as promessas, minhas ou alheias, valem o que valem, mas sempre que conseguir manter-me nas estribeiras prometo que deixarei de usar a palavra "gaja" ou o seu plural, a não ser em casos extremos, como faca na garganta.

Porque me fazem saber que involuntariamente a magoei, e como, nem de longe, seria esse o meu intento, quero deixar aqui testemunho da deferência que me merece a gentil Senhora (com maiúscula, pois então) que dá por "sexinho" e tem morada em www.osexoeaidade.com.

Deferência e mais, porque há anos lhe sigo regularmente a prosa e as andanças de que dá conta, a graça com que narra as suas férias, o cómico dos seus literais apertos com vestidos de múltiplos botões nas costas, a vasta colecção de kits que guarda de inúmeras viagens transcontinentais.

Mas então não é que me maltratam, e a própria Senhora o sublinha, que maldosamente aludi a uns Louboutins que não usa e passei por alto a sua menção de O Dia Mundial da Doença de Alzheimer?

De facto para os Louboutins não encontro desculpa, mas com a doença de Alzheimer a coisa muda de figura. Talvez "Sexinho" o ignore, mas mau grado excelente saúde, na minha idade não basta dizer tarrenego ou abrenúncio,a probabilidade é grande que, sussurrando "Alzheimer!", a memória me comece a falhar e eu deixe de reconhecer a companheira de cinquenta e tal anos. E isso creio que ninguém mo deseja.

Termino. Gostaria, e assim espero, ter satisfeito gregos e troianos, ter disperso névoas, deixar prova da admiração que "Sexinho" em particular me merece e, já agora, tornar essa admiração extensiva a todas as "gajas" do actual e antigo Portugal daquém e dalém mar."

11 comentários:

  1. JRC é grande. Que delícia de prosa.
    (sorriso feliz)

    ResponderEliminar
  2. Delicioso mesmo. E de repente "gaja" até me começa a soar com outra elegância. A arte de J. Rentes de Carvalho, que D. Pipoco acompanha bem, já me leva para outra direcção. La donna è mobil...

    ResponderEliminar
  3. Assim não há condições, assim não há...
    (vénia, pois)

    ResponderEliminar
  4. Cláudia20.9.14

    JRC, é de facto enorme, para mim, nem precisava ter escrito mais nada, basta-me que tenha escrito isto, retirei de dois posts e o que eu gostei de ler isto:

    "Conheço todas as razões e mais uma que justificam a moderação, a cortesia, o amor do próximo, o amor à pele. Também sei que a paz com a família, os vizinhos, conhecidos, amigos, lojistas, políticos e porteiros, não se alcança nem mantém com o coração perto da boca. Mas que desmesurado esforço isso necessita! E então o fingimento! Olha que sou franco. Não me passaria pela cabeça esconder-te a verdade. Sou homem de palavra. Detesto mentiras. Fazer uma coisa dessas? Nunca!"
    "E assim por diante, em representação permanente de ópera bufa."
    "É certo que a vida em sociedade exige o ritual, pede o teatro, ninguém pode andar com a alma à mostra, ou abri-la com a mesma inocência com que às vezes se exibe o corpo."
    "Não é que ao fim do dia me ponha a contabilizar a utilidade do trato social, apenas me toma um sentimento que balança entre a irritação e o desalento, de ver que também eu faço o que não quero, afirmo o que estou longe de pensar, gasto-me em salamaleques que só a contragosto, ou por necessidade do enredo, atribuiria a um personagem de romance."
    "Esse teatro derreia, leva a fazer má cara ou, pior ainda, a afixar o sorriso da hipocrisia"

    Eu nunca conseguiria dizer melhor e portanto resta-me subscrever. É por estas e por outras que gosto de comentários como os do Corvo e me apetece neste momento dar os parabéns ao Quiescente pelo comentário que acabei de ler no post anterior. E já agora não sendo leitora da "sexinho", pela simples razão que não há tempo para tudo e eu fiz as minhas opções em relação aos bloggers que quero acompanhar, li este post que JRC menciona, achei de um extremo mau gosto esta referência à doença de Alzheimer, excessivo e um desrespeito para quem tem a doença e para quem convive ou já conviveu de perto com a mesma e para o JRC.
    JRC, continua grande e PMS tem sabido acompanhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe-me o dono disto, que só publico o meu escrito se assim o decidir, é portanto rei e senhor do espaço onde me insurjo veementemente contra as suas palavras.
      Desculpe-me a crueza, Cláudia, mas aqui vai:
      Onde viu desrespeito da "Sexo" (sim, é mesmo a forma como a trato, com o carinho sem diminuitivos) à doença de Alzheimer? Onde, por Deus?
      Em que se baseia para o ataque vil, ainda por cima em casa alheia?
      Acompanho o blogue da mulher (sim, porque por detrás dum qualquer nick há sempre um género, e não há um que designe "senhora") que escreve sempre sempre com estilo e graça.
      E que enriquece isto "que afinal são só blogues".
      E onde é que viu o grande JRC amofibnado? Não viu.
      Foi seu o "amofino", que lhe calhou mal, muito mal.

      "Sexo", peço desculpa pela intervenção que, bem sei, não me encomendaste.

      Eliminar
    2. Cláudia21.9.14

      Esse carinho que diz ter pela "Sexo" como lhe chama, faz-me relevar tudo o que pensa relativamente ao meu comentário.
      Mas ainda assim deixe que lhe diga que não faço ataques vis, limito-me a dizer o que penso, quando gosto e também quando não gosto, não tive a menor intenção de atacar a blogger em causa, não se trata aqui de atacar ninguém, trata-se de emitir uma opinião, podemos estar a falar da melhor blogger do mundo, da melhor pessoa do mundo, não é nada disso que está aqui em causa, trata-se pura e simplesmente de alguém, neste caso eu, ter achado que, determinada pessoa, esteve mal num determinado ponto. Claro que o JRC não se amofinou, mas como diz, o JRC é grande, eu ainda não sou, espero um dia vir a ser, espero aprender todos os dias a ser melhor, sou a primeira a pedir desculpa quando me demonstram que estava enganada, mas ainda tenho uma certa mania de dizer o que penso, correndo o risco de falhar e de me enganar e não sou nada subserviente.
      (Quanto à "casa alheia", como sabe, o assunto, encontra-se mencionado no texto do JRC, aqui postado pelo PMS, portanto não foi coisa de que eu me tivesse lembrado de vir para aqui dizer fora de contexto).

      Eliminar
  5. Anónimo21.9.14

    Cláudia muito confusa no seu comentário. Aliás, por uma razão ou por outra, há comentários aos dois últimos posts muito enigmáticos. Que se passa ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia21.9.14

      Respondi-lhe, mas no sítio errado, está a seguir ao comentário da Dias Cães.

      Eliminar
  6. Este seu blog parece uma festa com dress code obrigatório.
    É impressão minha ou as pessoas quando aqui chegam sacam do seu melhor vocabulário, só para se sentirem integradas e à altura?
    (E eu sinto-me sempre a gaja que veio vestida de branco quando era obrigatório vir de preto...)

    ResponderEliminar
  7. Cláudia21.9.14

    :) Tem razão. Agora sem enigmas, as pessoas têm o direito de dizer o que pensam, o JRC, o PMS, nós quando comentamos e por aí fora. Também me agradam as pessoas que elevam alguém à qualidade de fabuloso, mas depois, quando discordam, manifestam-se, podemos admirar e reconhecer qualidade a uma pessoa mas não ficamos por isso imunes a discordar dela, por vezes somos pouco assertivos quando abordamos uma determinada questão, mas isso faz parte do risco de andarmos por aqui a dizer coisas, quem nunca se manifesta, tem a certeza de nunca errar. Com o texto das coisas de gaja, também tive vontade de criticar o JRC e comentei azeda aqui no PMS (pretendi ser irónica e a coisa saiu meio estranha, mas era uma crítica), como também já fiz comentários menos simpáticos ao PMS, mas quando gosto elogio. Faz parte da vida termos opinião e é saudável manifestá-la e também é saudável haver confronto de ideias. Quem nunca diz disparates, não é humano, porque todos nós dizemos, todos, por outro lado, quem nunca é capaz de manifestar discordância, também não me parece ser muito fiável quando elogia. O JRC veio agora encerrar o assunto, veio satisfazer gregos e troianos como o próprio disse. Tarefa impossível agradar a gregos e a troianos, a não ser na tal "representação permanente de ópera bufa", portanto é não ligar a isso e quer os gregos quer os troianos, sempre que se sentirem lesados é exercerem o seu direito e manifestarem a sua discordância.
    Já deu para perceber a ideia? espero que sim.

    ResponderEliminar
  8. Agora sim, este blog atingiu o topo caro Tio Pipoco, e quão deliciosos são estes de JRC, um Senhor das letras!

    ResponderEliminar