11 julho 2014

Não sei como decidirá Deus no domingo

Aliás, nunca sei por que critérios decide Deus, a verdade é que quase nunca O percebo, mas, tendo Ele poderes e sabedoria, colocar argentinos e alemães a jogar a final do Mundial é uma irónica forma de testar as boas relações entre Bento XVI e Francisco, imagino-os tensos, por um lado tendo que aparentar bondade e compaixão entre si, por outro lado desejando que Deus decida pelas cores certas,  ambos implorando ao Divino superior protecção se a coisa for a penalties e Ele, lá em cima, cofiando a sua longa barba branca, decidindo enfim, decidindo que Pedro Proença não marcará faltas à entrada da área, daquelas que Messi não costuma falhar, divertindo-se a desviar miraculosamente bolas prestes a entrar em balizas desertas, testando os nervos dos Seus representantes na terra, certificando-se de que nenhum deles blasfemará (e, blasfemando, castigá-lo com um golo marcado em fora-de-jogo pela outra parte).

Deus podia ter escolhido uma final Suiça-Costa Rica ou Nigéria-Estados Unidos. Mas não, tal como nós, comuns mortais, optou por embrulhar coisas fáceis, tropeçar nos próprios pés e aposto que, por esta hora, Ele estará já arrependido por ter decidido esta final, uma daquelas coisas, tal como acontece nos blogues, que Lhe terá parecido uma boa ideia antes de publicar mas que depois, bem vistas as coisas, não fazem sentido nenhum e são um embaraço.

7 comentários:

  1. Eu acho que Deus é muito mais esperto do que nós, comuns mortais. Tenho para mim que Deus deve andar descalço e só pisa terreno que à partida não lhe fere os pés, embora ande... descalço. Anda de cabeça erguida, não demasiado erguida porque vai na volta seria confundido com alguns mortais que parece que engoliram um pau qualquer. Deus não gosta de confusões, nem de paus, nem de os atirar aos gatos. É que aquela gente que engole paus gosta de se passear na rua com um ar estranhamente ridículo. Acham que é uma boa postura, isso de levantar o nariz e tudo o que conseguirem levantar pelo caminho, eu acho que são os que mais tiros nos pés dão.

    Mas, pronto, quem sou eu, apenas a tal que não percebe nada de armas, nem dos desígnios de Deus e muito menos de blogues. Já de futebol é melhor nem falar... de pés descalços, sei que é espectacular a sensação. Sou uma simples, é o que é.

    Também acho que Deus é demasiado esperto para se meter em decisões dessas, as que envolvem uma final do Mundial. A esta hora deve estar sentado numa esplanada, tranquilamente, a beber a sua água-de-coco. Sem qualquer tipo de embaraço. Grande Deus...

    ResponderEliminar
  2. Cláudia11.7.14

    Sempre ouvi dizer que Deus não se mete no futebol, nem em nada que implique alguém ganhar e alguém perder e faz sentido Pipoco, já viu, como somos todos filhos Dele, seria estranho torcer por uns em detrimento de outros, para Deus não há filhos e enteados, somos todos filhos e amados por igual, pelo menos é o que sempre tenho ouvido dizer. E depois, também não seria justo castigar toda uma nação pelo mau comportamento de um compatriota, não se esqueça que estamos a falar de um ser superior.

    ResponderEliminar
  3. ganha (quase) sempre o politicamente correcto e Ele faz toda a gente feliz...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11.7.14

    E também é irónico para os brasileiros que forem ver a final. Torcem por quem lhes deu uma abada que ficará para a história ou pelos eternos rivais?
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Pois que a Fifa está determinada a complicar, (será?), o jogo de Deus. Nicola Rizzoli, da Itália, sede do Vaticano, a arbitrar um jogo de Papas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11.7.14

      Deus decidirá de acordo com a Fifa ?
      ai, valha-me Deus !!!

      Eliminar
  6. a bola é redonda e no final ganha a Alemanha...

    ResponderEliminar