16 maio 2014

Breve teoria disto dos blogs (é tão fácil fazer um "hit")

Quem, como eu, anda nisto dos blogs vai para setenta e dois anos, percebe um padrão nos novatos, nos que agora aparecem um pouco por todo o lado e pretendem afirmar-se como sendo um novo valor a considerar, sem cuidar que para chegar à consagração há um longo, tortuoso e espinhoso caminho a percorrer.

A fase "Aqui, Tio Pipoco, estou aqui, aqui, AQUI, Tio Pipoco, estou aq..."

É vê-las a deixar comentários em tudo quanto é blog graúdo, todas aos saltinhos e a fazer acrobacias para que nós, os consagrados, reparemos que elas existem, excitadas que estão em mostrar ao mundo que também têm um blog, provavelmente o segundo melhor blog disto dos blogs. Nós, cofiando a barba e interrompendo a leitura do FT, murmuramos qualquer coisa sobre o desagradável que é estarem ali a aborrecer as pessoas, bocejamos discretamente enquanto nos servimos de mais vinho e, tranquilamente, apagamos os comentários geniais, quase sempre "completamente de acordo".

A fase "Sou muito irónica"

É vê-las a escrever coisas que ninguém percebe, as amiguinhas a deixar comentários "Uma pista por favor, uma pista, que eu não tive tempo de me pôr a par das situações e não percebo nada, e custa-me tanto não perceber nada" e elas, sobranceiras, que não, que aquilo é ironia, que isso de ninguém estar a perceber nada é porque a coisa é densa, tão densa que elas acabam a irritar-se por ninguém estar a perceber nada, é aqui que surge a "amiga anónima" que dá a tal pista, quase sempre "Procura em qualquer coisa mais doce, lol..." e faz-se enfim luz, descansam todas, finalmente perceberam a ironia. "Obrigado pela pista, lol...".

A fase "Ah, se soubessem os comentários que rejeitei..."

Não sabemos, nunca saberemos, mas é o equivalente a dizerem umas às outras "Não sabes o que ela disse de ti", o mistério, o acesso a informação privilegiada, tudo isto misturado com o altruísmo de não espalhar maldades por essa blogosfera fora, as outras, embasbacadas, a pensar "se ela publicou o que publicou e ainda assim rejeitou é porque a coisa estava feia", tão boa pessoa, graças a deus que há pessoas assim nisto dos blogs, com consciência.

A fase "Céus, tenho tantas visitas!"

É uma fase de deslumbramento, é como se deve ter sentido aquela senhora que era operária fabril lá na Póvoa de Lanhoso e calhou ganhar o euromilhões, elas desatam a pensar que nada lhes é impossível, confundem "tenho muitas visitas" com "gostam muito de mim", e nós a ver que não, nós a saber que cinco mil visitas qualquer um tem, não tem nada que saber, nós a saber que cinco mil pessoas é o que teve o último Moreirense-Penafiel, é a fase do deslumbramento, ninguém as atura.

A fase "Somos todas amigas de uma vida"

É uma fase mais decadente, quando a coisa já precisa de validação externa e se cria um sistema de comentários em circuito fechado, as caixas de comentários ficam esotéricas, só elas e as amigas de uma vida, uma espécie de almas gémeas, uma descobre uma curiosidade de um blog desses mais fraquinhos e é um fartote, todas têm alguma coisa a acrescentar, um novo ângulo, um pormenor de segunda derivada que escapou inicialmente, todas riem, elas e as "amigas de uma vida wannabe" que de vez em quando aparecem nas caixas de comentários a pedir que também as deixem brincar, esperançosas que notem que elas, as wannabe, também escrevem coisas com muita ironia.

A fase "Cá estamos, setenta anos depois cá estamos"

É uma fase de maturidade, uma tranquilidade que nos invade, fruto de saberes acumulados e da certeza de que o nicho "snob-chic", laboriosamente trabalhado, nos pertence por inteiro, é a fase em que de facto se manipula o mercado disto dos blogs, é a fase em que à terceira palavra do post já se percebeu que o hotel pagou a estadia, é a fase em que somos como aquele avô que pode dizer tudo e ninguém se importa, é olhar para isto dos blogs, sorrir e pensar "been there, done that, é a fase em que, parecendo que não, mais nos divertimos.

48 comentários:

  1. Damn! O RP lê a malagueta! Damn!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pelos vistos não é o único por aqui...

      Eliminar
  2. A primeira assenta-me como uma luva.

    Repare Pipoco, estou aqui, estou aqui!

    (estou a ir bem?)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16.5.14

    Dúvida muito, extremamente, irritante e bambi. Será Tio Pipoco, será que, mas será mesmo que poderei passar d"A fase "Aqui, Tio Pipoco, estou aqui, aqui, AQUI, Tio Pipoco, estou aq..." para a "Cá estamos, setenta anos depois cá estamos"?

    #lovingthesnobchicthing ;)

    ResponderEliminar
  4. Isso é como aquela fase da vida em que olhamos as coisas como um filme e sorrimos sorrimos , até com publicações como a do Pipoco! . pois ..pois 70 anos de blogosfera é tal e qual! ;).

    Bom fim de semana! :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16.5.14

    Post para picar, sim senhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, não se vê que é só ironia?

      Eliminar
  6. Sinceramente? No comment!

    OOuuuuóóóóó.. (ler em "algarvio")

    ResponderEliminar
  7. quase com medo de escrever e cair em uma das categorias aqui apresentadas, ainda pergunto: estas características, análises, são exclusivas dos blogs / comportamentos femininos?

    ResponderEliminar
  8. Eu já tenho mais de 7 000 visitas. Embrulha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha unidade é "visitas por hora"...

      Eliminar
    2. Anónimo16.5.14

      Grande Golo, Pipoco.Gostei

      Eliminar
    3. Então não é ao ano que conta? Mas eu tinha tudo para me retirar para o mês que vem, como os grandes, ao fim de um ano...
      Não aprendi nada nestes oitenta anos a ler blogs. Não me conformo.

      Eliminar
    4. Tudo o que é grande, já foi pequeno. É preciso acreditar. Eu 'acradito'.

      Eliminar
    5. Eu fico feliz por haver no Mónaco quem 'acardite' no treinador Jardim. Ficaria desolada se levassem o treinador Jesus de Portugal. E depois como é que me conseguiam prender às notícias futebolísticas? Bem-aventurados os que 'acarditam'...

      Eliminar
  9. e que dizer dos que escolhem um titulo com uma palavra da família 'pipoca' ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16.5.14

      Resultou com o Pipoco Mais Salgado!

      Eliminar
  10. Anónimo16.5.14

    E esta moda juvenil de invadir as caixas com tremendos e infindáveis http://www.
    Atroz !!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atroz é pouco! Eu acho mesmo que devia haver alguém que proibisse links para imagens do Sandeman ou da Mulher de Capote e que arrancasse os olhos a autor de tão miserável acto. que imbecis, Deus do céu.

      Eliminar
    2. Anónimo16.5.14

      Não é preciso exagerar. Arrancar olhos ? E ninguém chamou imbecis ou miserável acto. Proibições ? Mas que dramático .

      Eliminar
    3. Ninguém?! Ora essa, chamei eu!

      Eliminar
  11. ( Ai o que eu já me ri com isto)
    BFS

    ResponderEliminar
  12. No final das contas o Pipoco até tem bom gosto.
    No que à leitura de blogues diz respeito, nada de confusões.

    ResponderEliminar
  13. Cá estamos caro Pipoco, ainda bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16.5.14

      E que bom é poder ler um bom post e um bom comentário. De dimensões tão distantes mas igualmente bons. Cá estamos para isso.

      Eliminar
  14. Boa tarde... Desculpe estar a falar aqui da porta, mas não conheço os ritos, não sei se é necessário descalçar-me, ou cobrir a cabeça... Só queria saber se passamos pelas fases todas ou se há hipótese de saltar algumas...pela sua experiência, claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahhahahhahahahhahahahhahahahhahahhahahahhahahahhahahhah!
      Já não me ria com tanta vontade há tanto tempo!

      Eliminar
    2. Oh Mirone, sinceramente, que comentário de Xaxia... Por essas e por outras é que este senhor, ancião dos blogues, tem de se estar sempre a maçar a doutrinar as pessoas...

      Eliminar
    3. Tinhas que cá vir? Daqui a nada o senhor manda-nos ir brincar para outro lado, como fez da última vez. Uma criança, que eu cá ainda sou verdinha nos blogs, ainda estou na primeira fase, em que eu peço atenção e ele cofia a barba (deve estar de férias, nos outros dias defaz a barba, mas nas férias deixa-a crescer), já não pode ter uma hora do recreio descansada, tem de ser logo importunada. E o pior é que me importunas a mim e ao senhor Pipoco (Pipoco, gosta que o tratem por senhor Pipoco, não gosta? Categoria, hein?), coitadinho, que com a sua provecta idade já deve ter tomado o Lexotan. Sabes bem que se deixar passar aquela hora o comprimido já não actua e depois ele não consegue dormir. Depois põe-se a ler o Ulysses, e ainda se enerva mais. Que insensibilidade. Já basto eu para o "trollar", não precisas de vir cá tu também.

      Eliminar
    4. Alguém pediu um anjinho loiro para esmerdalhar isto ou vocês ambas as duas conseguem fazê-lo sozinhas?

      Eliminar
    5. Anónimo16.5.14

      Talvez o Senhor hoje esteja com a condescendência do tal avô, e a força moral de um mártir cristão. Ou não.

      Eliminar
    6. Filipa, sabes que não aprovo esse linguarejar.
      Anónimo, é muito provavel que assim seja. O avô condescende e as crianças são crianças. Tudo está no seu lugar:

      Eliminar
  15. Esmerdalhar é uma não palavra, como é que se pode desaprovar algo que não existe, explicas-me?
    E desde quando é que trias o que os leitores do Pipoco podem ou não podem dizer? Queres-me enervar, é?
    Pipoooooco!! Ó Tio Piiiiiipoco, aqui tio Pipoooooco, estou aqui!!!!! Posso dizer "esmerdalhar", posso? Posso?? Posso?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa, tu usas o linguarejar que te apetecer, mas quando me dirigires a palavra - que era o caso - fazes o favor de dobrar a língua, está bem?

      Eliminar
    2. Minhas Senhoras!...

      (então?...)

      Eliminar
  16. Não ando nisto há setenta e dois anos. Aliás, ando muito longe disso, mas já percebi que os bloggers encontraram a fórmula secreta para atingirem a tão desejada fama. Melhor, nem é bem um fórmula (é mais um objeto) nem é secreta (porque está por ai disseminada). O que encontraram foi uma autênticas Caixa de Pandora. Só que ao invés de esta se abrir para engolir o mundo, quando este bloggers abrem a caixa só sai maldade e critica destrutiva gratuita. Por isso, é fácil ter "sucesso" (mesmo que seja um sol de inverno coberto de nuvens), é fácil ter 1000 visitas por dia, é fácil ter 100 comentários por pst (mesmo que 80 sejam do circulo daqueles que têm uma Caixa), é fácil ter 500 seguidores: basta apontar ao que estão sentados no cume da montanha - depois da sua longa caminahda - e libertar todas as barbaridades que lhes vem à cabeça.
    Agora, ter sucesso daquele que perdura - tal como um sol de meia-noite -, sem recorrer a artificios ou a jogos de maldade, não está ao nível de todos.
    Dito isto, Pipoco, tiro o meu chapéu, levanto o meu copo de ACB Cinquentenário e brindo a este seu post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 300, Mustache, 300 comentários são os novos 70 anos de blogosfera.

      Eliminar
    2. Anónimo17.5.14

      E eu que pensava que este post era um post picante, cujo título diz precisa mente que seria um hit. Querem ver que nao é?
      Ass: Picantete.
      ;)

      Eliminar
    3. E eu que só aqui vim ver a bola, afinal fico mais um pouco! Nem que seja para saber o que é um ABC com 50 anos, porque a uva passa sou eu e caramba, devo andar com a vista turva. E também estou muito interessada em falar mal, mas é do Governo, e isso é coisa que não gera visitas. Vai daí que estou no fundo do poço, deslumbrada comigo própria, a fazer lembrar os senhores lá de cima, iluminados....

      Eliminar
  17. :DDDDDDDDD
    Excelente.

    (apesar de me sentir em todas essas fases em simultâneo)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só me sinto na parte dos setenta anos depois, mas naquela dos operários e camponeses
      ex, meu caro isto de ter um blog para fazer psicanálise é complicado....

      Eliminar
  18. E cá estamos. Setenta anos depois, cá estamos!

    ResponderEliminar
  19. "(...) para que nós, os consagrados,(...)"

    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    42 comentários?? upa, upa... parece que, finalmente, isto se está a reerguer.

    Era só isto, obrigada!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo19.5.14

    "...Nós, cofiando a barba e interrompendo a leitura do FT..."

    Por mim, está bom.

    ResponderEliminar
  21. Presunção e água benta...

    ResponderEliminar
  22. Completamente de acordo.

    ResponderEliminar