14 junho 2013

Mandasse eu nisto tudo,...

...que não mando, havia de inverter a lógica dos salários, a profissão melhor paga havia de ser a dos designers, os designers transformam o mundo num lugar melhor, as coisas têm mais classe, mais gosto, cabem melhor na mão, num mundo dominado pelos designers todos nos sentiríamos melhores pessoas e as pessoas, em se sentindo melhor, são mais felizes e, lá está, produzem mais.

Os segundos melhor pagos haviam de ser os que soubessem tirar café em condições, um especialista em equilibrar a nobre arte da pressão e da temperatura da máquina, cuidadoso com a escolha da mistura arábica versus robusta. Imediatamente a seguir, quase ao mesmo nível dos tiradores de café, no topo da pirâmide das pessoas que realmente importam, teríamos os barman que sabem fazer um bom gin tónico, a par com os que sabem tirar uma imperial em condições.

Finalmente, os que sabem assar peixe fresco como manda a lei, nada de escalar, uma coisa à antiga, os escritores, os músicos e os jogadores de xadrez.

E não havia mais profissões, estava feita a coisa.

27 comentários:

  1. Anónimo14.6.13

    Realmente. Quem é que precisa de engenheiros, hã? eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14.6.13

      Queria ver a vossa trambolhice sem a arte dos arquitectos...

      Eliminar
    2. Admito, faltam arquitectos. Que tenhamos então arquitectos.

      Eliminar
    3. Anónimo14.6.13

      Hoje é um dia histórico.
      Estamos, finalmente, de acordo.

      Eliminar
    4. Senhora Dona16.6.13

      Dedico-lhe uma vénia muito sincera - acabei de ganhar novo fôlego para me manter mergulhada no projecto final de 4º ano até à entrega daqui a 2 semanas.

      Arquitectura Rules!


      Eliminar
    5. Anónimo19.6.13

      Faltam arquitectos?!?!

      Eliminar
    6. Senhora Dona19.6.13

      (pssiu, faltar não faltam, mas isto significa que Dom Pipoco lhes reconhece importância, e isso é coisa de valor)

      Eliminar
  2. Check-in:
    Designers - ok
    Escritores - ok ok
    Músicos - ok ok ok

    "Tiradores" de café, 'mistura arábica versus robusta'. Parto do principio que, como tenho uma máquina em casa Nescafé/Dolce qualquer coisa gusto, ou coisa que valha a máquina. Aprendi a funcionar com a coisa e especializei-me em bem tirar cafés. Acho que estou safa. Ufa!

    Podem existir por favor médicos? Só naquela de poder existir uma qualquer possibilidade de algo correr mal. Acho que assim fica melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Madeira, médicos estão fora de questão. Nada iria correr mal, pelo que é liminarmente indeferido o seu pedido para que existissem médicos.

      Eliminar
    2. Obrigada caro Pipoco, o 'liminarmente indeferido' chutou-me para canto. Lá terei de confiar na sua palavra e aceitar que nada iria correr mal.

      Eliminar
  3. Designers, lindo, gosto, mas é mais fachada, o resto check!

    Ena, uma tipa multitasking, que tirasse bicas ( impecavelmente) e imperiais tão vivas que até mordessem, assasse cherne no carvão, evitasse o zugzwang e abrisse com um Ruy Lopez em condições, vale quanto pesa, certo ?... e eu conheço piquenas BEM pesadotas que não ficavam mal vistas de todo !!!! ( sorriso de orelha a orelha)

    ResponderEliminar
  4. OCorvo14.6.13

    Então e os lavadores de carros? Hem?!
    Ou vamos todos agora plagiar a Palmier?

    ResponderEliminar
  5. Hummm, não sei se quero um mundo em que tirar uma boa imperial vale mais do que compor uma ópera...

    ResponderEliminar
  6. Cuca, feche os olhos.

    Imagine uma noite quente de verão, a Cuca está sem beber há mais de dez horas, aparece-lhe um tipo com o torax bem definido, bronzeado, que se oferece para lhe tirar uma imperial fresquinha,

    Agora imagine que está na parte final de um livro de acção, não consegue parar de ler e aparece-lhe um indivíduo de idade, adiposo, que insiste em compor-lhe uma ópera.

    (qual é a sua dúvida, por Deus?...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Humm, talvez tenha razão.
      Mas só se não puder ter o tipo de torax definido e bronzeado a compor-me a ópera enquanto me oferece um copo com água.

      Eliminar
  7. Está muito bem. Mas fosse o caro Pipoco gestor numa editora e de certeza que já não tecia tais laudas aos designers. Aquilo é gente que quando sabe o que quer, mesmo que não tenha ponta por onde se lhe pegue, é um tudo nada irredutível.

    ResponderEliminar
  8. Psicólogos, pipoquinho???

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. Pólo, mãe é (calculo que seja) um estado de alma. Não é profissão, de todo. Psicólogos estariam no mesmo patamar dos decoradores de interiores e dos politólogos, ligeiramente acima dos engenheiros. Está recusada a sua proposta de emenda.

      Eliminar
    2. Reformulo: full time moms! (com "o")

      Eliminar
  10. Não tendo eu nenhuma justificação prática ou até espirituosa vou, mesmo assim, arriscar defender que faltam os bibliotecários. E longe de mim estar a ser tendenciosa :)

    ResponderEliminar
  11. Então e os professores? Nesse seu mundo também são desnecessários à semelhança da atualidade?
    Aceite lá a proposta, pode ser que assim acabem com a greve!!!!!

    http://www.lavarcabecas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Anónimo17.6.13

    Fico espantada por o Pipoco se ter esquecido dos enólogos (não só do que faz o Barca Velha).

    Enóloga

    ResponderEliminar
  13. Concordo com tudo menos com a primeira, os designers não servem para nada, vá por mim. A quem sabe tirar cafés em condições e grelhar peixe sem o assassinar completamente (escalar só montanhas) gostava de adicionar a nobre arte do arroz-doce tão desprezada hoje em dia. É mais difícil encontrar um bom arroz-doce do que uma gaja sem madeixas na Comporta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OCorvo17.6.13

      Um arroz-doce depende muito do gosto pessoal de cada um, logo, é tudo uma questão de mais ou menos açúcar.

      Eliminar
    2. Senhora Dona17.6.13

      Os Designers não servem para nada? Designers, manifestem-se!

      Expliquem aqui à São João a importância da teoria de Gestalt, em que consiste a proporção áurea, e a importante definição de Estética.

      Expliquem-lhe a diferença (ou as semelhanças) entre forma e conteúdo, conceito e matéria, harmonia e percepção. Não se esqueçam da importância da ergonomia, e se puderem, falem um pouco de geometria.

      Expliquem-lhe que desde a antiguidade clássica a beleza se tornou mensurável, porque se percebeu que achamos beleza nas coisas que são... perfeitas. Uma pintura, São João, uma composição de notas musicais, um livro decisivo, uma Pietá esculpida em mármore, um corpo que voa ao dançar ballet, um feto em gestação, aquele jardim à beira-mar, uma mão dissecada (já viu alguma? belíssima), um lençol acabado de lavar posto a secar ao vento.

      São João, vivemos à procura da beleza. Os Designers ajudam-nos a encontrá-la. Eu não quereria viver num mundo sem eles.

      Eliminar
  14. Nesse mundo eu gostava de ser... posso escolher? :) músico!!

    ResponderEliminar