07 maio 2013

Queridos miúdos que vão fazer hoje exame de quarta classe

Provavelmente não sereis leitores deste blog, mas estou certo que a vossa mãe o é, por isso as vossas mães podem sempre inspirar-se no que vão ler a seguir a fazer disso conversa de jantar de hoje.

A primeira coisa a que terão que se habituar, queridos miúdos, é à pressão. E ter pressão é bom, desde que se saiba como usufruir da magia de ter pressão, e estes exames permitem-vos exactamente isso, gerir a pressão, ser colocados à prova, mostrar o que valem, vejam o Carlos Martins no jogo de ontem, percebe-se a léguas que o Carlos Martins nunca fez exame de quarta classe e, por isso, nunca aprendeu a gerir a pressão.

Depois, queridos miúdos, vão mudar de ambiente e fazer o exame numa escola nova. Habitem-se, miúdos, se a vida dos vossos avós era uma monotonia, com uma profissão para toda a vida numa única empresa, já os vossos pais terão uma profissão para toda a vida, mas mudando de empresa muitas vezes na vida. Vós, meus caros miúdos, tereis que mudar de profissão ao longo da vossa vida, não haverá como não mudar de profissão, umas vezes tereis uma empresa por detrás e outras vezes, a maioria, não. É por isso que mudar de escola para fazer o exame da quarta classe são "peanuts" e é um belíssimo treino para as mudanças que virão pela vossa vida fora.

Usufruam, miúdos. Divirtam-se, inventem coisas para fazer que não tenham a ver com médias da escola. Se algum dia eu vier a olhar para os vossos CVs, garanto-vos que começarei pelo fim, pela parte das "outras informações", que é aquela por onde acabo sempre por decidir.

E, finalmente, descontraiam. Provavelmente a vossa primeira profissão ainda não existe hoje.

7 comentários:

  1. Depois de deixar o meu filho na tal escola que não é a dele, posso dizer-lhe, Tio Pipoco,que nervosos, nervosos, estão os pais. Eles, os meninos da quarta classe, estão na maior... já vêm equipados com um chip diferente do nosso... ;)

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, o final, que sempre revela clarividência, não fosse isso da gravata (prada). Sabe, não é tanto o que se veste, mas como se veste.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7.5.13

    Os miúdos podiam estar descontraídos... caso os pais também estivessem. Pobres progenitores, que se estão assim agora, vão precisar de muitos balões de soro quando os filhos lhe disserem que vão em Erasmus para a Turquia, que só arranjam emprego em Luanda, ou que *blasfémia* querem ingressar num curso de Belas-Artes ali no Chiado.


    Senhora Dona.

    ResponderEliminar
  4. Já não tenho paciência para a histeria que se instalou devido aos exames. Por acaso foram abolidos no ano em que cheguei ao 4º ano senão claro que os tinha feito ...mas bolas a vida é toda feita de exames, testes, provas, etc
    E sim se os Pais não fossem "histéricos" talvez os filhos andassem mais calmos por isso não me venham cá com traumas e sabe Deus mais o quê...

    ResponderEliminar
  5. É verdade... os CVs mostram o que os candidatos sabem, mas não o que o candidatos são... até pode haver uma secretária bem dotada física e intelectualmente, que seja um regalo para a vista e um Norman Bates de saias. Será então nas "outras Informações" que o olho clínico de muitos anos a matar pulgas lhes "tira a pinta".
    Quanto às crianças, futuros homens deste Pía, dizer o quê ? "Perdoa-lhes Pai, que eles não sabem o que fazem " ???... acho que houve alguém que se lembrou disso antes de mim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha!!! Pia ?! PIA ?!... as coisas que eu escrevo, valha-meu Deus ! Será o cérebro a enviar mensagens subliminares que as mãos captam inconscientemente ?!

      Eliminar
  6. Anónimo8.5.13

    A ver se ganha um prémio pá! Muito bom

    ResponderEliminar