05 dezembro 2012

Em verdade te digo, Ruben Patrick

O maior luxo que te poderá assistir, meu caro Ruben Patrick, é poder dizer que não. Que não queres, que não fazes, que não te interessa. Dizer que não, meu caro Ruben Patrick, vai fazer-te focar no que é verdadeiramente relevante, vai canalizar as tuas energias para o que tem de ser. E, por último mas não menos importante, dizer "não" vai fazer-te dormir melhor, tão melhor.

14 comentários:

  1. Dizer que não é fácil, piqueno RP. O verdadeiro luxo é poder agir em coformidade, senão são só palavras, e sendo as coisas como são, as palavras valem o que valem...

    ResponderEliminar
  2. Em verdade lhe digo Pipoco que podia dar-se o caso de canalizar energias para consultar a gramática, pois que utilizar a construção «ter que» em vez de «ter de» é, efectivamente, uma incorrecção vulgar, que depreende vulgaridade. E de tanto se ouvir e ver escrita, pode acontecer até que alguém que domine a língua cometa essa incorrecção. A Xuxi explica (sim, as coisas são como devem ser):o verbo «ter» é um verbo auxiliar da conjugação perifrástica: auxiliar ter + preposição de + verbo no infinitivo. Assim, «ter de», por si só, significa «ter necessidade de», «precisar de», «ser obrigado a», «dever», designando, pois, a necessidade de praticar a acção expressa pelo verbo que se segue, que é o verbo principal.
    O maior luxo deveria ser escrever imaculadamente, a língua opulenta que nos ensinaram.

    ResponderEliminar
  3. Saber dizer que «não», aquela palavra tão pequena e que bem doseada faz milagres. Porque os milagres somos nós que os fazemos, e quando são feitos por nós, são milagres com outro sabor. E acabam por existir, basta dizer que não.

    ResponderEliminar
  4. Peço desculpa caro Pipoco, mas queria agradecer ali à "Xuxi" pela lição de português que também serve para mim. Confesso que de vez em quando, também eu tenho estes acessos de qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  5. grata pela atenção Pipoco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está em sua casa, Xuxi. Sou um apreciador da correcção e da ponderação na caixa de comentários,está-me no sangue...

      Eliminar
  6. Ainda assim, não sei se o mais importante é "poder" dizer não, se "saber" dizer não...

    ResponderEliminar
  7. Carmo6.12.12

    Não vejo onde está a dificuldade em se ser autêntico, sem cerimónias, naturalmente.

    ResponderEliminar
  8. Dizer não é fácil... Afinal sendo as coisas como são, as palavras valem o que valem. A grande dificuldade reside na concretização. Falar é fácil...

    ResponderEliminar
  9. E também , não menos importante, o saber dizer que não!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo6.12.12

    Apaixonante! É só isto: Apaixonante!
    Um homem que sabe dizer que não e que ainda por cima admite e corrige um erro e ainda agradece a chamada de atenção... é de facto um homem! O Pipoco é um homem. Já não tenho dúvidas. Agora sim, posso apaixonar-me à vontade, pois não vou sofrer do estigma e preconceito de ser bi! Vou ser uma apaixonada hetero! Obrigada, Deus! Afinal existes!
    Atentamente,
    A.

    ResponderEliminar
  11. É verdade sim senhor. Muitas vezes as pressões a que estamos sujeitos não nos deixam viver com autenticidade, dizendo que não a algumas coisas. Eu gostava de dizer que não mais vezes.
    Entretanto vejo que há pessoas que rejubilam quando encontram erros de sintaxe nos blogs alheios. Gente de gostos simples.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo8.12.12

    Verdade tio Pipoco! Acho que tenho DE dizer mais vezes não ;)

    ResponderEliminar