04 julho 2012

Carlos da Maia vs Primo Bazilio

Se tanto Carlos da Maia como o Primo Bazilio desinquietam mulheres casadas, se tanto Carlos da Maia como o Primo Bazilio são dois incorrigíveis ociosos, se tanto Carlos da Maia como o Primo Bazilio não se preocupam em degustar placidamente parentes próximas, porque razão tendemos a apreciar Carlos da Maia e a detestar o Primo Bazilio?

18 comentários:

  1. Carlos da Maia aparenta ser movido por princípios ligeiramente diferentes dos do Primo. E apesar de se ter envolvido com a parente mais próxima que podia haver para além da mãe, não o sabia inicialmente. Quanto ao Primo, bem, era um canalha de primeira, não?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4.7.12

    Boa questão ...

    ResponderEliminar
  3. Creio que tem a ver com todo o conjunto de características que separam Carlos da Maia e o primo Basílio além desse ponto em comum. O Basílio é um pulha oportunista, sem ponta de princípio ou remorso, aproveitando-se sem escrúpulos da inocencia e ingenuidade, já em Carlos da Maia se reconhece maior consciência (a Gouvarinho ou a Maria Eduarda são mulheres vividas, nao propriamente a pobre Luísa), além de alguma vulnerabilidade e capacidade de amar, que nunca aparece nem de longe em Basílio.

    É, como sempre, questao de percepção e sensibilidade.

    ResponderEliminar
  4. O Leo está lá - isto da moderaçao de comentários faz-nos parecer parvos a dizer a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  5. Estes meninos já responderam antes de mim e bem melhor por isso entro no campo da parvoeira: como apreciar alguém denominado Basílio?

    ResponderEliminar
  6. bom, o Carlos da Maia cresceu no campo, como aqueles serranos que ganham os reality shows, acompanhamos a sua educação espartana, e acaba verdadeiramente apaixonado pela irmã, esperamos durante 2000 páginas que eles literalmente se fodam, apesar do incesto na vida real nos dar nojo. é nisso que o Eça é um cabrão incomparável. já o primo Bazílio é-nos apresentado em idade adulta, com um panamá branco, a querer desviar a prima para um adultério que se imagina completamente devasso (e nós que somos amigos do marido, aí é que está a merda). o Bazílio é daqueles mete nojo bronzeados que aparecem numas férias de verão e comem aquelas nossas amigas puras como o mel de eucalipto, com quem sempre fantasiámos, e que sempre nos disseram que não era qualquer merdoso que lhes dava a volta.

    estava agora aqui a pensar que a tua pergunta devia ser retórica, mas não vou desperdiçar estes 5 minutos de texto corrido.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo4.7.12

    Acho que tudo se resume ao facto de Carlos da Maia ser mais fácil de visualizar/idealizar fisicamente falando. Mas olhe, detesto ambos.

    ResponderEliminar
  8. por nenhum dos dois conseguimos sentir simpatia, mas mesmo assim talvez tenhamos mais simpatia pelo Carlos porque ele é vítima do destino ou melhor das loucuras da mãe.

    ResponderEliminar
  9. Carlos Maia tem encanto sedutor de homem inteligente! Já Primo Bazílio tem aquele charme inexplicável de pulha, e mais uma vez se confirma que as mulheres n resistem a um bom pulha!

    ResponderEliminar
  10. Pois, nomes aparte, eu acho muita graça ao Bazílio, um pulha encantador.

    ResponderEliminar
  11. vinha aqui só para dizer que esta caixa de comentários está deliciosa e que dava um tratado sobre natureza humana. E também aqui vinha agradecer à Luna, Margas, Zé, Stilleto, Leo, Alexandra, Madrigal e Vi por me terem feito companhia na viagem que estou a fazer e lamentar não ter feito este post num dia em que eu próprio pudesse interagir na caixa.

    ResponderEliminar
  12. O primo Bazílio é um sacana, perverso, sem escrupulos, cruel..o Carlos da Maia não reune essas características, é muito mais fruto da circunstância do que da sua sacanice ou perversidade!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo4.7.12

    Eu só aprecio o Carlos por ser amigo do Ega.
    I.Punk

    ResponderEliminar
  14. O meu dilecto é o Zé Fernandes de Noronha :)


    o meu Aznavour:

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. marina5.7.12

    como se o pipoco não soubesse a razão... ;)

    ResponderEliminar
  18. Porque o Eça é grande e provoca esse efeito com um pequeno twist na personalidade das personagens

    ResponderEliminar