17 junho 2012

Exigência

Quis o destino, nunca sou eu quem quer estas coisas, que me calhasse em sorte, precisamente à mesma hora em que os gregos despachavam os russos, ir ver uma dessas coisas de jovens talentos para a música, adolescentes a cantar. Vozes potencialmente agradáveis a ser assassinadas por tiques, por arremedos do que viram fazer na televisão e no fim os pais emocionados, minha rica filha, vai chegar longe. São estas miúdas, levadas aos céus por quem não quer ver o óbvio, que procuram o sorriso embevecido das mães no final da actuação e ele, o sorriso, lá está, quer elas se tenham espalhado ao comprido quer se tenham desembrulhado com distinção, que são depois sarrazinadas nos programas de talentos de televisão, é este contentamento dos pais pelo medíocre que depois me levam estes miúdos, já quase-adultos, à minha presença, eles a pensar que sabem daquilo que é preciso saber, eles, do alto dos seus mestrados, a achar que aquilo de ter que me convencer é apenas um preâmbulo, eu a cortá-los às postas muito fininhas e a aproveitar apenas os que são capazes de juntar as peças de novo.

2 comentários:

  1. posso comentar? a parte das mães sorridentes, orgulhosas e babadas é de fácil compreensão... só não perceberá quem não tem filhos! quanto à presunção dos miúdos, é irritante, muito irritante... mas cuidado com as postas muito fininhas... alguns podem não aguentar tamanha precisão de corte e depois... o futuro fica mais negro!

    ResponderEliminar
  2. Maria João, não há mãe nem pai que não ache que os seus filhos são os tais. Pessoalmente, acho mais divertido que eles sejam realmente os tais, para isso é necessário ser justo na avaliação e rigoroso naquilo que se se lhes pede para entregar, não querendo isto significar que não sejamos físicos com eles, com os mimos a que têm direito e com a atenção que merecem. Não somos, não podemos ser, bons em tudo. No meu caso tive quem me alertasse que eu tinha melhores resultados que os outros na termodinâmica e na física, para além de ter alguma aptidão para levar os outros pelo meu caminho, muito mais do que para a música ou para a escrita. Estou sinceramente agradecido a quem me abriu os olhos em devido tempo.

    ResponderEliminar