23 abril 2012

Dia Mundial do Livro

Há poucos prazeres tão deliciosos como pegar num livro ao acaso e decidir se o lemos ou não, dependendo do primeiro parágrafo. E é um prazer imenso, há aqui toda uma aleatoriedade, uma possibilidade de cometer injustiças tremendas, uma sensação de poder. É claro que um primeiro parágrafo como “Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo." não engana ninguém, um primeiro parágrafo deste quilate é valor seguro, indica livro para ler sem hesitar. Outro grande início é "No dia seguinte ninguém morreu. O facto, por absolutamente contrário às normas da vida, causou nos espíritos uma perturbação enorme...", cá está um início que diz logo ao que vem, sem preliminares, o que até é pouco comum no autor, toda a gente sabe que para apreciar o autor há que sobreviver às primeiras oitenta e sete páginas.

Por outro lado, um primeiro parágrafo como "Chamem-me simplesmente Ismael. Aqui há uns anos - não me peçam para ser mais preciso -, tendo-me dado conta de que o meu porta-moedas estava quase vazio, decidi voltar a navegar, ou seja, aventurar-me de novo pelas vastas planícies líquidas do Mundo." promete pouco e, no entanto, aguentando firme até ao ponto em que Ismael conhece Queequeg, o livro é uma delícia. Acontece o mesmo com "Alguém devia ter caluniado Josef K., visto que uma manhã o prenderam, embora ele não tivesse feito qualquer mal.", um início que não está à altura do resto do livro, que merecia um início com muito mais adrenalina. Outro início que poderia ser mais glorioso é "No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Disse Deus: haja luz. E houve luz.", e no entanto cá está um livro que pegou de estaca, contra todas as expectativas do primeiro parágrafo.

O meu primeiro parágrafo favorito? Ora, essa é fácil...

10 comentários:

  1. Cem Anos de Solidão, dos meus favoritos de todos os tempos :)

    ResponderEliminar
  2. Não concordamos no que a Kafka diz respeito, abomino o estilo embora lhe reconheça o crédito. É o único autor que me desperta vontades animalescas de lhe bater e deitar a língua de fora. Aquele conformismo irrita-me sobremaneira. Reconheço que retrata uma época e uma sociedade específica, reconheço que desperta o pretendido mas detesto e prefiro ler a Bíblia 256 vezes a pegar novamente em Kafka. Só lhe li o Processo e Metamorfose e estou em crer que ganhei um lugar no céu.

    (há de reparar que, en passant, deixei passar o principal)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23.4.12

    En un lugar de la Mancha, de cuyo nombre no quiero acordarme, no ha mucho tiempo que vivía un hidalgo de los de lanza en astillero, adarga antigua, rocín flaco y galgo corredor.

    (e a beleza de quem corre atrás dos sonhos ilumina os nossos olhos e tudo se torna tão simples: não há vento maior que o amor)

    Maria Helena

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23.4.12

    Saramago, sempre o sr. Saramago.

    Mas e aquela coisa de ser generoso e fazer um bocadito de serviço público, dando sugestões de aquisições agora para a feira do livro? isso é que era ser um Amigo dos grandes.

    e já agora, diga lá a quem não é da capital e tira dias de férias de propósito para ir à Feira do Livro da sua terra (eu, claro está) há ou não uma hora em que os Luvros são mais baratos?!

    agradecida
    nb

    ResponderEliminar
  5. O parágrafo da Bíblia, claro!

    ResponderEliminar
  6. Olha! Fui teletransportada para o "Elo mais Fraco" e acertei em todas. Havia prémio?
    O primeiro parágrafo favorito do Pipoco é... Dickens, A Tale of Two Cities? Não sou apreciadora do senhor, mas ele sabia começar as suas histórias.

    ResponderEliminar
  7. Os primeiros parágrafos para mim são como a prancha de três andares numa piscina. A sensação pode ser magnífica, a vista pode ser deslumbrante e podemos ter tudo para nos sentirmos bem.

    No entanto, só vamos saber se valeu a pena quando saltarmos e chegarmos lá abaixo.

    ResponderEliminar
  8. Lista "politicamente" correcta... Reconheci todos.

    ResponderEliminar
  9. Eu sei que já venho tarde, mas gostei muito do primeiro parágrafo do livro que estou a ler: "Deus criou o mundo em Vila Nova de Gaia, numa tarde quente de Maio em 1930. E eu, quando uns quatro anos depois comecei a observar conscientemente a Sua criação, não o fiz como seria de esperar, apenas com os olhos que Ele me tinha dado à nascença, mas quase exclusivmente através de um binóculo."
    Sem querer menosprezar o Tio, o comentário do Mak está muito bom!

    ResponderEliminar
  10. GGM um dos melhores de sempre sem dúvida...
    mas e que dizer de "Nu e cru, eis o fato: apareceu um pênis decepado, em plena Estrada Nacional, àentrada da vila de Tizangara. Era um sexo avulso e avultado. Os habitantes relampeja-ram-se em face do achado."

    :)

    Linhas Cruzadas

    ResponderEliminar