08 janeiro 2011

Dos sábados com chuva da grossa

Um homem sai, acompanhado pelo seu cão preto, grande, para correr, sábado de manhã, sai por um sítio na vedação e regressa pela portaria principal, sempre acompanhado pelo seu cão, faz sinal ao homem que levanta a cancela, isto um homem não pode parar, o homem que levanta a cancela diz sempre "até no fim de semana, Senhor Doutor?, o fim de semana é para descansar", os homens das cancela tratam sempre por Senhor Doutor quem os trata pelo nome e não faz de conta que eles não estão ali, um homem fica ali uns minutos à conversa a saber da vida deles, hoje foi dia de ficar meia hora, não é que um homem estivesse cansado (seis quilómetros, pfff...), de maneira que um homem fica ali um pedaço à convesa, o cão grande sentado, língua de fora, o homem da cancela vai desbobinando e, em verdade vos digo, nos dois quilómetros que faltavam para chegar a casa o meu único pensamento foi que há vidas realmente fodidas.

13 comentários:

  1. Concordo tanto Ruben Patrick =P

    ResponderEliminar
  2. Espero que o cão preto grande de Pipoco seja um Labrador... se não, a minha imagem de Pipoco sofre logo um revés.

    ResponderEliminar
  3. Olá Pipoco Mais Salgado, tenho andado a ler o blog e gostei. Hoje decidi comentar. Às vezes estamos tão concentrados no nosso umbigo e nos nossos problemas que não nos lembramos que existem pessoas em situações muito piores do que nós e os nossos problemas não são problemas quando comparados com os dessas pessoas. :)

    ResponderEliminar
  4. (pastor belga. Vagamente. Estava abandonado)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8.1.11

    É preciso levantar a cancela para o pipoco passar? Estou a ver que as corridas não estão a dar resultado.

    ResponderEliminar
  6. E talvez nem tão fodidas assim. É como a ceifeira do Pessoa. Tem tão pouco e é tão feliz.

    ResponderEliminar
  7. Pronto, se Pipoco recolheu um cão abandonado, a imagem ficou ainda mais favorecida.

    (ainda assim, um Labrador ficava-lhe tão bem...)

    ResponderEliminar
  8. Já vi que é uma perda de tempo expressar-me!Que maçada!
    Nunca me senti tão rejeitada na minha vida,(ao recusar os meus comentários)como tal, não vou tecer mais comentários no seu blogue.
    Tenho dito!

    ResponderEliminar
  9. Os homens das cancelas têm sempre vidas interessantes, para o bem o para o mal, mas sem dúvida interessantes. É por isso que sinto sempre um ímpeto para parar e ouvir o que têm para dizer.

    ResponderEliminar
  10. Doutor? de que especialidade?
    Ah...licenciado?! Doutor...lol (a a ruga do nojo que me assoma ao lábio) o provincianismo acervo de quem se deixa tratar com esses cumprimentos acatados de submissão no trato, ...Quem aceita estes privilégios feudalistas formalmente ridículos...
    E assim lá vão os dois a correr de trela, um pela condição animal, o outro pelo estado embecilizado que é afinal produto da educação que o julga superior, perdão, snob. (como se isso fosse uma boa qualidade, no estalar da pipoca)
    A providencial sobrançaria de quem se julga por patamar elevado e a fingida troca de palavras. O falar com outra simples pessoa para lá dos domínios imbecis da sociedade pobre em valores humanos mas farta em pequenez de gente- por ser um desafio demasiado esmagante- é quase gentileza formal de pose civilizada (pejada de lugares comuns com trejeitos e linguagem física certamente apalhaçada e artificial).
    Uma mimo, uma disfarçada desculpa em querer saber das "vidas deles", feita audição autista e unilateral.
    Desfalcados e sem nada que trocar, enjeitados na sua condição de extraordinária forma de vida, não passam de cavalgaduras com sal a mais, mas sem sabor.
    Dentro e fora das cancelas da vida, as vidas mais fodidas são sem sombra de dúvida, mas com assumida língua de fora, as dos pobres de espírito!

    ResponderEliminar
  11. Xuxi, então?... Outra vez os nervos?

    Antes de tudo, o Tio Pipoco é bom e justo e vai perder algum do seu tempo a ajudá- a não dar erros:

    i) embecilizado? imbecilizado
    ii) sobrançaria? sobranceria
    iii) esmagante? esmagador

    E agora sim, querida Xuxi, o Tio Pipoco quer agradecer-lhe o seu comentário genial e dizer-lhe que vai tomar tudo o que lhe diz em boa conta e que está muito arrependido e que vai mudar as coisas e que se vai libertar deste jugo que o amordaça. Um grande beijinho para si. E obrigado.

    ResponderEliminar
  12. Então Pipoco ficámos agastados? não era a minha intenção...
    A rebater aqui, com contundência o meu léxico? Pipoco é um perito da Língua Portuguesa? então fique sabendo que por acaso, só por acaso, não dei erros, mas obrigado pelo escrutínio de professor!! Apraz-me vê-lo assim tão atento.
    embecilizado= typo
    esmagante= o mesmo que esmagador, como estafante, é o mesmo que estafador- aposto que se estafou a ir ao priberam e descobriu que não estava lá, não foi?- pois é, é a simples ignorância de regras, numa perspectiva mais alargada que concerteza não entende, mas que constitui a vã rebelião contra as regras sóciolinguísticas estabelecidas e que denota a minha sobrançaria=sobranceria relativamente a essa questão
    Mas sim agradeço-lhe que tenha sido tão veleidoso. Combata as palavras...já que as ideias lhe estão turvas!

    ResponderEliminar
  13. Pequena questão, se me permite o Pipoco:

    Xuxi, se fica tão incomodado(a) com os opinos de Pipoco, porque se dá ao trabalho de ler? Ainda mais, de comentar?

    Pipoco, é bom lê-lo.
    Parabéns.

    Ana Sousa

    ResponderEliminar