14 setembro 2010

Sofro com isto, acreditem que sim

Depois de eu o ter brindado com uma extraordinariamente bem feita abordagem ao mercado, com as forças e fraquezas da coisa, as oportunidades e as ameaças bem elencadas, um overview perfeito sobre a descomoditização do negócio, um forescast ao final de 2011 imaculado e uma conclusão inquestionável sobre o futuro dos futuros, o trainee, acabadinho de tirar aquele rabinho da universidade, aquela barbinha imberbe e aquele estilo a meio caminho entre o nerd que ainda vive em casa da mãe e o intelectual de esquerda que brilha na conversa sobre o capital, num contexto de tasca do Bairro Alto, vestidinho com uma roupinha que tanto lhe poderia servir para impressionar o júri dos Ídolos como para ter sido usada pelos Spandau Ballet em 1982, o trainee, dizia eu, retorquiu-me "isso não é bem assim".

E, para mim, que sou um sentimental nestas coisas, é sempre uma maçada ver uma carreira acabar tão precocemente, principalmente antes de começar.

17 comentários:

  1. Como se atreveu ele?!?
    Até estou chocada. Caramba.

    ResponderEliminar
  2. O mundo está perdido, anouc, em verdade lhe digo.

    ResponderEliminar
  3. Que heresia! Imagino aquela trágica morte, e tão novo que ele era afinal.

    Bom dia.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, XS! (é tão bom ler "bom dia"...)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14.9.10

    guilhotina, já!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14.9.10

    Opa' Pipoco!! O miudo vem da Universidade, e' novo, pensa que sabe tudo... De-lhe mais uma chance. E estou a falar a serio. Qdo saimos da universidade pensamos que dominamos o conhecimento, que, por sermos detentores de um grau numa determinada area, sabemos muito sobre essa mesma area! Eu falo por mim. Por exemplo, quando acabei o meu curso (sou Biologa e futura PhD) pensava que sabia fazer uma das tecnicas mais basicas da biologia molecular. Estava enganada! A 1a vez que a tentei fazer foi um perfeito desastre! E nesse dia parece que o meu mundo caiu. Eu, tao perfeitinha, tao isto e tao aquilo, nao sabia fazer bem coisa tao basica. Nao tive outro remedio senao engolir todas as minhas teorias e fiz-me 'a vida! Hoje faco-a e faco-a bem! :)
    E' claro que fui humilde perante o meu orientador, mas nao e' facil... Se calhar o moco ainda esta nesta fase do orgulho egocentrico. Mas isso passa-lhe. Especialmente se conseguir olhar para pessoas experientes e muito mais sabias que ele , como acredito que o Pipoco seja, e perceber que ainda ha tanto para aprender!
    Um dia, vou ter tudo isto em conta quando desempenhar o outro papel...

    Have a nice day,
    Liliana

    ResponderEliminar
  7. Ora meu caro, mas isso é o mais divertido. Se uma pessoa caminhar na prancha com um sorriso nos lábios é porque não sabe que o mar tem tubarões...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14.9.10

    Mau é o aluno que não supera o Mestre...diria, mais coisa menos coisa, Aristóteles

    ResponderEliminar
  9. o velho confronto entre o galo mais velho e o frango tenro que acabou de chegar à capoeira. um épico.

    ResponderEliminar
  10. Pipoco reviu-se no trainee, não foi? Essa é que é essa.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia!
    Que descaramento...!

    ResponderEliminar
  12. Realmente, as instituições de ensino superior deviam formar os jovens nas arte de bem vestir e de bajular! Isso de ter uma opinião própria divergente e confiança para a exprimir não é nada bom no mercado de trabalho vigente.

    ResponderEliminar
  13. Eu é que não queria trabalhar consigo!

    ResponderEliminar
  14. Um desconto sim? Paresse que nem sempre opta pela menina de mamas abastadas..

    ResponderEliminar
  15. Fazer um forecast para fim de 2011??
    Não sei como consegue.
    Eu não passo do final de 2010, e cheia de incertezas.

    ResponderEliminar
  16. foi ousado, o miúdo. merece crédito por isso.

    swotch out! got spunk

    ResponderEliminar