12 julho 2010

Pipoco, em estado meditativo

Às vezes penso que o que me ficava mesmo bem era um blog daqueles com críticas a livros e a teatro independente, suavemente polvilhado com uma análise profunda à problemática dos mercados financeiros, talvez um toque de comentário político, uns posts com link para outros blogs igualmente influentes, que eu atacaria ferozmente, numa demonstração argumentativa que faria as pessoas bocejar enquanto pensariam "Brilhante, meu caro Mais Salgado".

(mas depois penso que isso é a minha vida real, era capaz de ser uma maçada não ter um blog que me divirta).

ADENDA: Pipoco, num irrepetível momento, interagirá com os seus leitores, respondendo a todos os comentários a este interessantíssimo post

ADENDA 2: Game over...

45 comentários:

  1. Opá, tu és tãoooo presunçoso que acabas por ter piada.

    ResponderEliminar
  2. (Está fixe, não está, Ginger? Ainda pensei meter uma parte em que eu fumava Cohibas a torto e direito, enquanto o motorista conduzia velozmente o meu Jaguar X-Type a caminho das Nações Unidas, onde me esperavam para eu influir lá nuns assuntos, mas depois pareceu-me que era capaz de ser demais e fiquei só por esta parte. Na verdade, a mensagem subliminar é "não tinha nada decente em rascunho para publicar...".)

    ResponderEliminar
  3. De críticos estamos todos fartos, com o estado avançado de desacreditação a políticos e polítiquices neste momento, não seria uma boa aposta.
    Maneiras que o melhor é se deixar ficar com aquele que dá espaço à expontaniedade, ao menos sempre vai tendo audiência suficiente para dizer o que lhe dá na real gana, quanto a mim.

    ResponderEliminar
  4. Cuidado, não te vá a J.K. Rowling plagiar o pensamento.

    ResponderEliminar
  5. (Barmaid, obrigado, era exactamente esse o efeito que eu pretendia, "ah, não faças isso, mantém o blog, tens tanto sentido de humor, adoro ler-te, e tal...")

    ResponderEliminar
  6. Por vezes o ego também tem de ser alimentado, não é mesmo? Eu percebo.

    ResponderEliminar
  7. Barmaid, é sim.

    (é fantástico você ter percebido)

    ResponderEliminar
  8. Então vá, não se canse, a Wiwia (num momento irrepetível) explica:

    J.K. Rowling = escritora de livros fraquinhos, fraquinhos mas que divertem as crianças.
    P.M. Salgado = autor de blogue de qualidade muito inferior às suas potenciais capacidades (segundo o próprio) mas que diverte tanto o público como o autor (segundo o próprio e corroborado por ilustres comentadoras).

    Ergo,

    A J.K., suspeita de plágios anteriores, poderá bem aproveitar-se do (nobre) pensamento do menino para justificar a fraca qualidade das suas obras.

    E prometo que não voltarei a comentar tão cedo, é uma canseira!
    :)

    ResponderEliminar
  9. Wiwia, temos então que a sua linha de pensamento é que a autora do Harry Potter é fraquinha de escrita (normalmente há uma tendência para que os autores de livros que toda a gente lê serem considerados autores menores) leria o Pipoco Mais Salgado (também ele uma obra menor, aqui concordamos) e se inspiraria na intensidade dramática destes posts para escrever livros ainda mais fraquinhos, que as pessoas imediatamente detectariam como obras menores, ao que a autora responderia justificando-se com a fonte, afirmando que a sua inspiração seria um blog miserável, de onde que o resultado da fonte de inspiração só poderia ser sofrível e, calhando, eu ainda teria que indemnizar JK Rowling?

    ResponderEliminar
  10. Pipoco, Alma Mahler depois de ser casada com o compositor Gustav Mahler, ainda casou mais algumas vezes com artistas de referência da sua época. Tendo em conta isto, qual é o balanço que podemos tirar disto, se pegarmos no princípio "Não dar o corpo pela Alma"?

    A história da musa será coisa passageira entre artistas, tipo esta é a melhor garrafa de vinho do mundo, mas só enquanto não acabar esta e começar a outra?

    ResponderEliminar
  11. Não, caríssimo. A Wiwia seria incapaz de raciocínios tão complexos e completos.

    Queria apenas dizer que, da próxima vez que perguntassem à senhora, Nunca pensou inovar em estilo, dar um passo à frente da saga juvenil?, a senhora diria qualquer coisa como, Oh, seria perfeitamente capaz de produzir obras literárias de indubitável qualidade, debruçar-me-ia até sobre temáticas de pungente pertinência humanística, mas o Harry é o estilo que verdadeiramente me diverte, de modos que ficar-me-ei por aí.

    Só isso, nada de metaforicamente audaz. (E nada contra a senhora, bem podia ter sido a Ana Mª Magalhães.)

    Mas aproveito este tempinho de antena para lhe dizer o quanto me diverte o seu blogue e para lhe pedir que por favor não mude, precisamos tanto de gente assim, inteligente, com piada, fantástica, cheia de bom gosto... De só-intelectuais estamos fartos.
    [Melhor assim? ;)]

    ResponderEliminar
  12. Mak, meu caro, como habitualmente, verifico que as entrelinhas da mensagem não lhe escaparam. De facto, há toda uma relação entre este post o facto de tudo valer a pena quando a Alma não é pequena, convirá explicitar que esta Alma era enorme, conforme ficou plasmado na obra de Kokoschka que reproduzia Alma em todo o seu esplendor, de forma a perpetuar os momentos de intimidade de Kokoschka com Alma, sendo que agora falo de uma Alma-obra de arte, já que a Alma-Alma morava agora nos braços de Gropius.

    A problemática das Musas Inspiradoras é um mito urbano, algo que o artista lhes incute para lhes exarcebar o ego e lhes dar uma sensação de segurança e de pequeno poder, em lhes começando a aparecer a primeira celulite há uma desintegração do conceito, pasando o artista, sem mais delongas, à musa seguinte, num loop sequencial em que a musa é a que lhes dá mais inspiração (e aqui aposto que o meu caro pensou que eu iria ceder à rima fácil)

    ResponderEliminar
  13. (Wiwia, poderia substituir o "com piada" por um mais digno "com assinalável sentido de humor"?)

    ResponderEliminar
  14. Ah!
    É com cada uma...
    Olha um blog sobre livros e politica e teatro alternativo e o carbalho.
    Que seca, homem!

    Olha se me dava agora para escrever sobre psicologia infantil/juvenil, sobre questões fracturantes no que ao Direito diz respeito, sobre os ultimos diplomas publicados e constituições, fusões e cisões de SGPS's e já agora se me dava para escrever 300 linhas sobre a moda que para aí anda chamada alienação parental...

    Ui...
    Não! God! Não misturo trabalho com prazer.
    Da mesma forma que nunca casaria com um Advogado. Nem daqueles que trabalham para o Zeinal Bava.
    Quer dizer, se calhar com um desses não me importaria.

    (Ah, será que pipoco vai responder a isto?)

    ResponderEliminar
  15. Rachel, e afirmei publicamente que iria responder aos comentários.

    (caramba, tem razões para não confiar no que lhe digo?)

    ResponderEliminar
  16. (Pois com certeza, Engº.)

    ERRATA:
    Onde acima se lê "com piada", dever-se-á ler "com assinalável sentido de humor".

    ResponderEliminar
  17. Wiwia, penhoradamente agradecido.
    (Acho que me dá mais classe, as mulheres interessantes valorizam sempre o sentido de humor e tendem a não bafejar com os seus favores os tipos apenas "com piada".)

    ResponderEliminar
  18. Engenheiro Pipoco,
    Até estou aqui à espera e tudo!

    (o funcionário judicial quando entra na sala de audiências, pela porta que fica do meu lado esquerdo, olha de soslaio para o meu pequeno protátil e sorri...)

    ResponderEliminar
  19. (isto de ser permitido usar as novas tecnologias, nomeadamente blackberrys, Iphones e portateis, na sala de audiência, retirou grande parte da magia dos Tribunais... e contra mim falo)

    ResponderEliminar
  20. Caro Mais Salgado, nesse caso a minha questão é a seguinte:
    A mãe do Cristiano Ronaldo Junior é:
    a) Uma barrida de aluguer;
    b) Uma rapariga com quem o atleta teve uma relação efémera onde ocorreu "um descuido" - na subtil expressão de Nereida;
    c) A Luciana Abreu que-diz-se -andou grávida muito meses;
    d) Um amor pungente e secreto do CR que, por ser casada/prometida comprometida/ com um homem muito poderoso teve de abdicar da sua amada cria;
    d) Uma mulher perencente a um grupo socialmente carenciado, que resolveu dar o seu filho (e do marido, namorado, whatever,) para adopção, ao CR, uma vez que este parace ver a família como um dos seus valores supremos;
    e) Outr@ - Por favor especifique.

    Nota: agradece-se que qualquer que seja a opção escolhida, proceda à explanção do respectivo raciocínio.

    Obrigada pela colaboração.

    ResponderEliminar
  21. Um dia, um amigo disse-me que era possível ter tudo na vida. Estou a ver que o Pipoco não concorda com esta posição. Ou estou errada?

    (Altura em que Pipoco apaga a adenda enquanto vocifera impropérios...)

    ResponderEliminar
  22. A vida não o diverte? Desenvolva lá essa problemática que estamos aqui para o ajudar !

    ResponderEliminar
  23. E atéquinfim...
    Chega a cavalaria!

    ResponderEliminar
  24. E Engenheiro Pipoco a dizer mal da vida dele, enquanto dita vários memos à secretária e pensa que para responder ao mulherio e sendo que entretanto chegou a cavalaria em forma de peixe, não vai comer durante dias, quanto mais fumar charutos e beber gin tonicos e essas cenas todas...

    ResponderEliminar
  25. "ah, não faças isso, mantém o blog, tens tanto sentido de humor, adoro ler-te, e tal...")
    Ainda poderia juntar algo como, dia que não leio Pipoco não tem a mesma alegria e encantamento.
    Está bonito, assim?

    ResponderEliminar
  26. Olha que pena...
    Vou ter de prestar atenção ao que se está a passar à minha volta.
    Fui.

    ResponderEliminar
  27. Rachel, eu, profundo desconhecedor de salas de audiência, em verdade lhe digo que gostaria de saber por que razão sorri o taciturno funcionário judicial quando olha para o seu portátil.

    ResponderEliminar
  28. Inspire-se em Alma, nas Tágides, procure alento junto das filhas de Mnemósine ou da Alessandra Ambrósio. O importante é gostar do que escreve e, se os outros gostarem, será um bónus extra.

    Faça o que lhe dá na real "gana".

    Se bem que uma análise "suave" e "profunda" (acho esta dicotomia interessante) dos mercados financeiros, com especial destaque para os mercados cambias, não seria nada mal pensado.

    (Sorriso)

    ResponderEliminar
  29. Leonor, verifico que não conhece a minha vastíssima obra em todo o esplendor, caso contrário saberia que o minha opção é sempre "outra".

    Efectivamente, a minha teoria é que Cristiano Ronaldo Júnior é uma criação do gabinete de imagem de Cristiano Ronaldo, de forma a desviar as atenções da péssima campanha do rapaz, que a nível desportivo quer a nível de boas maneiras. O plano é, daqui a dois meses, sair a notícia "Cristiano Ronaldo é avô de aluguer", desviando as atenções do inexistente CR Júnior, sendo que posteriormente virá a público a relação amorosa de Cristiano Ronaldo e Odete Santos, fazendo esquecer o episódio do avô de aluguer.

    ResponderEliminar
  30. Mente, até se me dão os nervos com simples menção da possibilidade académica de você estar errada. Esse seu amigo está absolutamente certo, aliás, a ideia de o seu amigo estar errado causa-me taquicardia num nível superior ao daquilo dos nervos. Pode ter-se tudo, evidentemente. Aliás quase tudo. Ou antes, algumas pessoas podem ter quase tudo.

    ResponderEliminar
  31. Então agora é que te vais embora, Rachel???

    (Tás boa, gaija?)

    ResponderEliminar
  32. Forester, se há algo que me diverte é a vida, pergunte a quem quiser.

    (principalmente hoje)

    ResponderEliminar
  33. E se forem precisos reforços aqui está mais uma cavalgadura.
    Olá Rachel.
    Olá Pipoco.
    Mente, qualquer coisinha já sabes...

    ResponderEliminar
  34. Stilleto, está quase perfeito. Poderia, por favor, acrescentar uma linha informando que cita Pipoco diversas vezes ao dia e que a Palavra de Pipoco a tranquiliza e lhe dá alento para ultrapassar as problemáticas do quotidiano ?

    ResponderEliminar
  35. (caraças, esqueci-me da cruzinha...)

    ResponderEliminar
  36. XS, é verdade que tenho a sorte de algumas pessoas, uma selecção da nata da blogosfera, um pequeno número de pessoas muito à frente do seu tempo, apreciarem algumas coisas do que escrevo. Eu próprio me surpreendo.

    ResponderEliminar
  37. A minha dúvida agora é como vai descalçar a seguinte bota: algumas pessoas podem ter tudo, mas o Pipoco não?

    (Não sou eu que o deixo com taquicardia, pois não?)

    ResponderEliminar
  38. Minhas Senhoras, Cavalheiros, foi um gosto responder às vossas pertinentes questões. Conforme terão reparado, há uma nova adenda no post, directamente relacionada com o desagradável facto de a minha presença ser solicitada numa outra dimensão espacio-temporal.

    ResponderEliminar
  39. (Rachel concentra-te no que os senhores estão a dizer e pára de olhar para o 'protátil')

    ResponderEliminar
  40. Lê-as mesmo onde elas não existem, que proeza Pipoco. :)

    ResponderEliminar
  41. (game over porquê? foste comido e não tens mais vidas?)

    ResponderEliminar
  42. Game Over??!?!
    GAME OVER?!?!?

    Eu só tinha que acabar as minhas alegações, pá!!!

    Então chega a cavalaria TODA e acaba o jogo?

    Ora f***-se, tá bem?

    ResponderEliminar
  43. Oh Rachel, então tu começas a falar de mulheres em barda montadas a cavalo e estavas à espera do quê?

    Tu não sabes que o senhor é sensível a essas coisas?

    A esta hora está o Pipoco de comprimido debaixo da língua a pensar que a xafarica foi invadida!

    Deixa lá essas coisas para um dia do Tabasco, pá.

    ResponderEliminar
  44. "Game over"? Estiveram a jogar? E era ao quê? Era de computador ou de tabuleiro? Eu jogo bem gamão. Não acredito que estiveram a brincar e não me chamaram :(

    ResponderEliminar
  45. Mas com um blog desses não perderia a aposta? hummmm??

    ResponderEliminar