01 maio 2010

O Pipoco feito pelos seus leitores #3 (sugestão de Mak, o Mau)

Quando Mak, o Mau, me sugeriu que falasse das playlist dos anos oitenta, as minhas memórias selectivas levaram-me imediatamente para as festas da associação de estudantes, onde me era reservado o lugar mais desejado, que era o do tipo que passava os discos, o que resultava numa curiosa dicotomia de sentimentos, que era meter o Lover Why (sim, dos Century...) e não poder dançar agarradinho à morena de serviço e, por outro lado ser o tipo que tinha o poder de fazer com que toda a gente saltasse para a pista (era só meter o Take on Me, dos A-Ha). Na verdade, os meus amigos conheciam-me pelos meus gostos muito à frente para a época, para a tribo dos que ouviam Smiths eu era o tipo que estava mais à frente e ouvia This Mortal Coil, para a tribo das que ouviam Duran Duran, eu era o tipo que só me contentava com os Spandau Ballet. A minha missão de afamado disc-jockey estava directamente relacionada com a minha condição de feliz proprietário de uma mesa de mistura (factor diferenciador número um), comprada com os escudos amealhados numa discoteca do Algarve a fazer malabarismos com garrafas (factor diferenciador número dois, potenciado pelo efeito Tom Cruise / Cocktail), tudo isto mesclado com a aura de possuir uns vinis da Studio 54 (factor diferenciador número três), comprados no estrangeiro (factor diferenciador número quatro), um tipo colocava o vinil, aquilo metia FR David e Gazebo, uma vergonha, mas a verdade é que parecia mesmo que era feito ao momento, isto desde que a linguagem corporal do tipo que passava os discos (este vosso criado) fosse consequente e não assumisse a posição "pessoal isto já vem feito no disco, eu vou mas é aproveitar para beber uma imperial fresquinha enquanto vocês ouvem um skretch que, toda a gente sabe isto, precisa das duas mãos livres".

Meu caro, Mak, o Mau, não poderia terminar este pequeno apontamento de reportagem sem referir esse momento de pura magia que era dançar ao som de Still Loving You, agarradinho à moça eleita, foi o Still Loving You que me fez desenvolver a teoria que a mulheres deveriam sofrer uma mutação genética que lhes transferisse os seios para as costas, faria toda a diferença no momento de dançar slows...

4 comentários:

  1. Os teus gostos musicais mesmo para os anos 80 são beras lol :P

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me quando tinha 5/6 anos a minha mãe metia um disco de vinil a tocar e começavamos a dançar no meio da sala como duas tolinhas. Graças a ela comecei a apreciar música dos anos 80, graças a ela que ainda hoje guardo discos de vinil. Enqualto a malta da minha idade odeia música dos anos 80, muitas vezes ouvem-me a cantar Take On Me no chuveiro ou a ouvir
    M80.

    ResponderEliminar
  3. Mas que belo bardamix me sacaste tu daí. Certamente que a tua boa formação te terá impedido de complementar a escolha dos discos com um guarda fato que implicava laca e casaquinho com chumaço nos ombros...

    ResponderEliminar
  4. DISCO Mak?
    Pior que uma cacófonia é a versão escrita da coisa :)

    ResponderEliminar