Quando eu subir outra vez o Kilimanjaro não direi nada. Mas haverá sinais.
08 outubro 2024
Kilimanjaro (4)
No campo de Barafu, onde começa o ataque ao cume, fico no caminho principal, vejo chegar os que tentaram e não subiram. Chegam às costas dos guias, derrotados pelo mal de altitude. Subo esta noite. Sinto-me como se estivesse a ver o Mayday na noite antes de viajar de avião.
Kilimanjaro (3)
Rashid, o waiter, não fala inglês que vá além de “dinner is ready” e das suas variações, mas é o mais doce do grupo. Fica em espera, deliciado com a minha cara de surpresa quando destapa a panela onde está a refeição, ambos sabendo que será massa com vegetais, às vezes frango.
05 outubro 2024
Kilimanjaro (2)
A rapariga americana pediu ontem ao segundo guia que a acompanhasse na descida, que não tinha cabeça para a montanha e só sonhava com o banho quente que só chegará daqui a quatro dias. Hoje a rapariga americana está de volta. Às vezes a noite ajuda a pensar.
04 outubro 2024
Kilimanjaro (1)
Mndeme, o melhor guia do Kilimanjaro, recebe-me com um abraço apertado e diz-me que achou que eu não cumpriria a minha promessa de voltar, que ninguém de mente sã sobe duas vezes o Kilimanjaro em menos de um ano. Mndeme está certo e errado ao mesmo tempo.