03 dezembro 2017

À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo

Tenho à janela um espanta-espíritos que me trouxeram da terra dos guaranis, às vezes não há vento e mesmo assim o espanta-espíritos dá sinal, é bem capaz de ser um espírito das montanhas que não se libertou a tempo, este ano os dióspiros são mais que as romãs, gosto de ver na fruteira que vi sair de um forno ali para os lados da Vista Alegre as minhas frutas de Outono, só é pena que ainda não tenha comido castanhas este ano, havia de as assar na lareira que crepita com pinho de árvores que já foram queimadas este ano, é melhor sorte este fim de me aquecerem as letras dos jornais de domingo que apodrecerem de pé, há muito não via um profissional tão competente como o empregado anão da petisqueira Matateu, ali para os lados do Restelo, isto de escrever "o empregado anão" é capaz de inquietar os politicamente correctos, é ver o que aconteceu ao Coleman Silk na "Mancha Humana e afinal o post que era ser parecido com o "Bairro do Oriente" do Rui Veloso acabou por ser uma piscadela de olho a ela sabe quem.

5 comentários:

  1. Pronto, tenho que aceitar não posso fazer nada, leio este post de uma assentada, vejo fruta de Outono na fruteira, vejo o espanta-espíritos à janela, vejo tudo o que lá está menos as castanhas porque este ano arderam os castanheiros, fico sem saber o nome do empregado anão da petisqueira do Matateu, que deve ser negro como breu, mas no fundo estou contente porque mesmo ficando sem fôlego, sei que em si, Tio Pipoco, ainda existem todos os sonhos do mundo e são imensos, ainda que a piscadela de olho pra mim não seja pois nem conheço esse Coleman Silk, reconheço aqui, nas entrelinhas, muitas coisas do Bairro do Oriente, tais como o cheiro de alfazema, a luz da lamparina, psiché não deve haver tão pouco kama-sutra, mas sei que há canapé, o post não saiu como queria e eu vou embora porque do resto já sei, ou calculo, como é.

    ResponderEliminar
  2. Cláudia Filipa4.12.17

    Como não participei naquele post que poderia pôr à prova a nossa imaginação, aquele do senhor que pediu um copo, vou dar-lhe largas agora, para mim, este é o seu primeiro post natalício. Vejamos o que contém:
    - Todos os sonhos do mundo;
    - Um espírito que não deixa o espanta-espíritos espantá-lo;
    - Frutos que surgem da mestria da natureza e uma fruteira que nasce da mestria da humanidade;
    - Uma lareira que crepita;
    - Um anão que é um profissional muito competente (não esquecer, o post é natalício, portanto, trata-se, sem dúvida, de um duende);
    - Por fim, até uma prenda está presente. Um dos melhores livros de sempre a fazer a ponte para uma piscadela de olho a uma ela que saberá quem é.

    Vê, Pipoco? Não há como negar. Este é um bonito post natalício.


    ResponderEliminar
  3. Anónimo4.12.17

    Pipoco, a forma correcta será fruta e não frutas. Fruta é o nome colectivo.

    ResponderEliminar
  4. Viu, Tio, viu? Quem sabe usar de subtileza, quem é?
    Escrevi correctamente fruta de Outono, sem o envergonhar publicamente...:DD

    ResponderEliminar
  5. Nininha7.12.17

    A parte todos os sonhos tenho o mundo! O meu nao o dos outros! O meu mundo que aquece entre o chocolate quente e o mascarpone com Porto e morangos. Desce o Sol nos cristais e as luzes espalham-se na imensidao da tarde que se alonga no Verao e que agora quase desaparece numa transicao repentina, ja vamos! ja vamos! a correr para qualquer coisa, a querer qualquer coisa, a cehgarmos cansados ao fim do dia, cansados d outro, de nos, da vida. Nao gosto de bacalhau no Natal, encomendo o peru e levo uma tarde! a assa-lo, lembro-me da joiinha, a D.Lena, a acordar todos os dias antes de todos, a levar o galao no copo de tupperware alto, a morrer uma manha, uma manha solarenga, a morrer como um passarinho...
    Nunca uma palavra ma, sempre um meio sorriso, um desculpe por existir.
    E' Natal, os doces que quero: o pudim de abade, as trufas de cacau, o bolo de gengibre e noz, o tronco de natal com framboesas. Encomendar o Champagne, o verdadeiro. Nao esquecer, nao esquecer de... amar.

    ResponderEliminar