19 maio 2015

Déjà vu

Em boa verdade eu nem sei se a Carmen desejava mesmo o Escamillo, as mulheres bonitas são assim, fazem de conta que preferem os maus rapazes e o Escamillo, Toreador, era um mau rapaz, só os maus rapazes é que frequentam locais como a taberna do Lillas Pastia, acredito que a Carmen acabaria por se fartar do Escamillo, nenhuma mulher, e aqui falamos de mulheres bonitas, suportaria muito tempo a trilogia torero/mulheres/taberna do Lillas Pastia, acredito que a Carmen gostasse de fazer ver às outras mulheres que era poderosa, tão poderosa que conseguia os favores de Escamillo, marcação de território, nisso as mulheres bonitas são excelentes, mas no fim as mulheres bonitas acabam todas por ficar com tipos como Don Jose, um tipo recomendável, casa-trabalho-casa, emprego seguro como cabo do exército, a farda, sempre a farda, era só Don Jose ter aguentado a pressão e a coisa duraria dias, tenho a certeza, e acabaria por ficar com Carmen, não havia necessidade de lhe ter espetado a faca no peito, foi uma maçada, os maus rapazes acabam todos por morrer cedo, de cancro no fígado e restam os Don Jose, fiáveis e honestos, eu nem sei se a Carmen queria mesmo ficar com o Escamillo, não sei se já tinha dito.

14 comentários:

  1. Lady Kina19.5.15

    Gente fiável e honesta que espeta facas em mulheres é o suficiente para desconfiar de qualquer estereótipo.

    ResponderEliminar
  2. Sr Pipoco se soubesse as maravilhas que um mau rapaz pode fazer a uma miúda bonita, iria entender a escolha de Carmen!
    É claro que, se Don José fosse mais paciente, quando Carmen tivesse os seus 45/50anos e lhe apetecesse apenas alguém que lhe sugerisse um bom livro e lhe oferecesse uma vida morna. Talvez nessa altura, e tendo em conta que Escamillo já teria morrido, mais provavelmente com uma cornada de uma vaca brava ou de um boi desgovernado, talvez ai Don José pudesse ter sorte.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20.5.15

    Coitada da Carmen...era carente. Não sabia bem o que queria. Primeiro seduz D. José e este deixa a farda. depois "enfeitiça" o toureiro... (trocou a farda de cabo por toureiro. Para mim esta tinha uma "panca" por fardas). Há gente assim...
    Depois aconteceu a violencia doméstica.
    Realmente, vendo bem, é uma história bem actual.
    VW
    P.S. O mal da Carmen foi não ter encontrado um namorado á altura...dela

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20.5.15

    L'amour est un oiseau rebelle que nul ne peut apprivoiser ...... tra la ra tra la ra

    Ah, que belo começo de manhã! Agora esta aria não me vai sair da cabeça todo o dia...
    Cristina

    ResponderEliminar
  5. Cláudia20.5.15

    E agora, como é que vou conseguir resumir tudo o que me está a vir à cabeça...
    Então, Carmen estava naquela fase Cyndi Lauper em que "girls just wanna have fun" e estava também convencida que conseguia enfeitiçar quem quisesse, quando, na verdade, não enfeitiçou ninguém.
    Vejamos, don Jose, o tal homem honesto e decente que acabou por lhe espetar uma faca na barriga, foi na barriga Pipoco, (veio-me à ideia a frase de uma atual campanha, "quem ama não mata"), don jose, seria daqueles homens apaixonados, mas por si próprios, possessivos e ciumentos que não suportam uma rejeição, não por amor a quem os rejeitou, mas por tanto amor ao próprio ego. Pudesse o fim ter sido como Pipoco diz e provavelmente teria sido igualmente a morte de Carmen, mas em vida, seria prisioneira de don Jose.
    Escamillo - torero/mulheres/taberna. Mulheres? Carmen não era a tal, a única? Escamillo distribuía galanteios e atenções por todas as outras? então Carmen era só mais uma.
    Para estes homens, Carmen, antes de ser mulher, era troféu.
    Moral da história: Isso de ser-se só bonita, não costuma dar bom resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20.5.15

      Gosto muito dos comentários da Cláudia e dou-lhe razão no sentido de amores e paixões tóxicas que têm embalagens tão diferentes como Don Jose e Escamillo, encontrarem sempre uma vítima.

      O egocentrismo costuma ser uma advertência de tais paixões, seja mais narcisista ou obsessivo.

      Eliminar
    2. Cláudia21.5.15

      Anónimo/a, é exatamente isso, também gostei mesmo de ler este seu comentário. O post, é, digo eu, uma provocação gira à la Mais Salgado que me fez sorrir. Mas, lembrei-me precisamente do que diz, que resumiu muitíssimo bem e apeteceu-me ir por aqui. E em época em que tantos homens andam a matar mulheres e na maioria das vezes é a rejeição que aparece como causa... ou seja, em nome do amor, que não fazem a mínima ideia do que é, mas que tem as costas largas.

      Eliminar
  6. Anónimo20.5.15

    "Espetar a faca" é coisa ambígua para o onónimo (ainda que tenha sido no peito - ele tem fetiches estranhos com peitos; não direi perversos, fiquemos pelo estranhos).

    Tentei desenhar um mapa para compreender. Não consegui aplicar Petri nem Grafcet. Saiu tosco. E continuei sem compreender (confesso não morrer de amores por Bizet).


           ---------->-------território-------->---------
          |                                                            |
    Carmen -- (?) --> Escomillo -- (+) --> Mulheres / Touros / Pastia
          |                                                            |
       Don ---->---- espeta a "faca" ------>--------

    Malditos Homens. São todos iguais, com mérito acrescido para os caladinhos. Uns espetam touros, outros espetam Mulheres. É o que dá mandar regressar o homem à sua mãezinha. Poças, é só tragédia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21.5.15

      Título da representação esquemática: "O amor é uma arena de afición"?

      Eliminar
  7. Caríssimo Pipoco, Déjá vu é este post, que já cá vim oito vezes e está na mesma. Na mesma não, que os comentários são de valor e vão sendo bons de ler, até já esquemas complexos aparecem, estou para ver os gráficos da taxa de empregabilidade dos toureiros se também vêm. Entretanto, será que dava para pôr aqui uma coisa nova, arrumar a casa que está um bocado esquisita só com este post na montra e já agora deitar fora essas latas de tinta todas sujas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22.5.15

      Do mais inteligente que já li por aqui

      Eliminar