16 abril 2015

Caros pilotos da TAP, daqui fala o Cliente

Enquanto se vão entretendo, vocês e a vossa Administração, a medir quem a tem maior, eu começo a aborrecer-me. Porque eu sou o Cliente, o que verdadeiramente manda, o verdadeiro gorila das bolas azuis. E eu, o Cliente, não sei se já tinha dito que sou o Cliente, enquanto vocês andam entretidos lá com as vossas vidas, vou descobrindo um novo mundo, vou percebendo que as low-cost não são assim tão más, começamos pelas viagens de uma hora e percebemos que o que se poupa dá para uma entrada no Scala, nas galerias, é certo, mas ainda assim sempre é o Scala. E eu, o Cliente, tenho tendência a habituar-me, a trocar os jornais e a sandes que me servem a bordo pela ideia de ir ao Scala com a diferença do custo do bilhete, depois noto que as low-cost fazem tudo para me seduzir, até há tripulação a falar português, afinal eu viajo sempre, mas sempre, com uma mala que posso levar na cabine, uma pessoa acaba por se habituar a ver o lixo ser recolhido pelas miúdas da tripulação, desde que o voo saia a horas.

A vida já não é como era, meus caros. O mundo mudou, que o digam os despachantes de alfândega, os ferradores, os polícias sinaleiros, os ardinas. O vosso mundo também mudou, há aquela coisa desagradável que é a concorrência e eu, o Cliente, tendo a aborrecer-me com as vossas guerras e já não me conseguem vender tão bem como vendiam essa coisa cada que é a "companhia de bandeira".

Talvez o vosso destino seja a Emirates. Diz que faz muito calor no Qatar, vejam lá se é mesmo isso que vos convém.

21 comentários:

  1. Anónimo16.4.15

    Só que a emirates e do dubai

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16.4.15

      A "Emirates" é dos Emirados Árabes Unidos (o Dubai é só um dos Emirados).

      Eliminar
    2. Anónimo16.4.15

      Com sede no Dubai

      Eliminar
  2. Adorava que o metro tivesse uma low cost na concorrência. Ah, tem: a sola dos sapatos (ou ou popó, que estava tão sugadito na garagem) :/ (cada um com os seus problemas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa16.4.15

      Izzie, tenho saudades de a ler, tenho saudades das suas "Birras de Sono", tenho saudades suas e do seu blog!
      Não equaciona voltar? Ou avisar-nos caso decida abrir outro blog?
      **

      Eliminar
    2. Filipa16.4.15

      Peço desculpa Tio Pipoco, pela usurpação do seu espaço, mas, ao encontrar por aqui sôdona Izzie, não resisti.

      Eliminar
    3. Olá Filipa. Por enquanto estou em blogo-férias, ou blogo-sabática. Se volto ou não, logo se vê, sei lá eu. Por enquanto, tenho de confessar, está a saber-me bem :)
      Beijinho e obrigada pela atenção.

      Eliminar
  3. Anónimo16.4.15

    Tio, eu infelizmente (para a TAP), já há muito "passei" para as lawcost. Tenho pena, mas o que poupo da-me para fazer alguma coisa de que gosto. Ou simplesmente poupo. :(
    VW

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16.4.15

    Então, que se passa? Já mudou de óculos e voltou a pôr os seus? Coisa feia. Isso e as ameaças veladas, em modo "vingança da mulher dos tremoços". Veja lá isso, chefe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus óculos são sempre os meus óculos. Faz parte.

      E não é uma ameaça velada, eu troco mesmo a TAP cada vez mais facilmente, quase sempre a precaver efeitos de greves. E acredito mesmo que os pilotos da TAP vão fazer com que eles próprios e muita gente na TAP tenha que actualizar os seus CV.

      Eliminar
    2. Lembro-me de ter isso cá em casa, na ultima compra de bilhetes, q as low cost n faziam greve e tal, mas com criança e a pagar bagagens lá optamos pela TAP...agora estou p saber como vou regressar de Roma.
      Mas, honestamente, (e não só pela viagem) acho mesmo q se fizerem mm greve, especialmente com esta duração, q vão lixar mtos postos de trabalho, ai vão, vão.
      Acho q os pilotos ainda n perceberam q o país n tem (mais) dinheiro p enterrar ali!

      Eliminar
  5. Infelizmente a TAP é demasiado cara para os nossos bolsos de mal-pagos e, com tanta greve, a brincadeira é que lhes vai sair cara...

    Têm direito a lutar contra a privatização... mas vai sair caro.

    ResponderEliminar
  6. Valorizar o nosso enquanto há tempo para isso!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo16.4.15

    Por acaso, estive a falar com um piloto da TAP que sempre foi contra as greves e que acha que os pilotos da TAP são uns privilegiados ... Mas ele também diz que não pode pilotar 1 avião sozinho e que se fura a greve haverá "consequências". Infelizmente há pessoas que não percebem que o direito à greve é um direito de escolha entre fazer e não fazer e não uma obrigação... E outras que preferem não arranjar chatices em defesa de princípios... Enfim, vão acabar por destruir a companhia ou provocar uma baixa absurda no preço obtido na privatização.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17.4.15

      Fiquei horrorizara uma vez que houve grave dos professores, e os que não queriam aderir á mesma foram impedidos de entrar nas salas de aula. Então se há liberdade de escolha para aderir ou não á greve eu vou impedir um de fazer a sua escolha? Os princípios estão todos "baralhados" é o que é!.
      VW

      Eliminar
  8. Anónimo16.4.15

    Aquela gente ainda não entendeu que o PREC acabou.

    MH

    ResponderEliminar
  9. Eles ainda não perceberam que esta "brincadeira" tem consequências.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo16.4.15

    Nem mais Tio Pipoco! Também defendo que se cuidem...

    ResponderEliminar
  11. Eles fazem greve para reivindicar direito$, que prejudica a empresa e todo o negócio, tornando-se cada vez mais difícil para a empresa satisfazer os seus direito$. É todo um ciclo vicioso que eles parecem ainda não ter compreendido muito bem.

    ResponderEliminar
  12. Após a concessão quase vitalícia das redes de dados e de energia, e num paísito com quatro canais de televisão digital para não ferir os interesses dos restantes, do cabo, e as futuras aspirações dos homenzinhos do regulador, propõe o onónimo a seguinte solução para a TAP, à luz da sua enorme preocupação com o interesse nacional, a aguardente velha e os filmes malandros:

    a) Privatização com conversão da TAP em sociedade "TAP & Comandita", com a estrutura societária dos seguintes pontos;

    b) Sócios comanditados:

    b.1 - 20% Pilotos + 5% pela paródia.

    b.2 - 35% Assistentes de Bordo, se forem todas Mulheres, boas, e posarem em publicação adequada que eleve o espírito, digna de ocupar uma das dez paredes do quarto do onónimo.

    b.3 - 20% para a gente da ground force, o que quer que isso seja, porque nos sentimos generosos

    b.4 - 10% para a administração, por práxis

    b.5 - 30% para os partidos, distribuídos na proporção inversa das historinhas que nos contam (o onónimo diz que não terei grande sucesso com esta)

    b.6 - 10% para o delegado dos delegados sindicais, por ser de extrema sagacidade


    c) Sócios comanditários (nós):

    c.1 - 10% onónimo, pela autoria, e porque não é avaro

    c.2 - 30% para mim, por nada em especial, e porque sou (mas não mereço tanto quanto as meninas do calendário)

    c.3. - 10% para o Tio, porque ..., porque ..., porque merece!!!

    ... e, resolvendo o problema, também assim quase se duplica o valor da coisa.

    ResponderEliminar