06 setembro 2013

Saudade da blogosfera antiga

Quem, como eu, anda nisto dos blogs há setenta e três anos, vai para setenta e quatro, olha para o tempo passado e sente saudade daquele tempo ternurento, ele eram os cupcakes que se comiam em pecado, ele era a discussão sobre se o Mister Big era um tipo às direitas ou não, ele eram os selinhos de amizade que todos (isto é, quase todos...) recebiam e ostentavam com orgulho, escarrapachando-o nas ventas de quem não recebia e fazendo de nós, os desalinhados dos selinhos, uns excomungados da sociedade dos bloggers fofinhos, ele eram as gritarias das miúdas da blogosfera a invocar o coeficiente de malfodibilidade de quem ousava dizer-lhes que o look do dia não lhes assentava bem, ele eram as caixas de comentários abertas onde se conversava sobre tudo menos o tema do post, ele eram os hate-blogs que nos divertiam até à quinta casa decimal e que acabavam sempre da mesma maneira, com as moçoilas a escangalharem em directo amizades que se via mesmo que eram para a vida e nós a sentir isso da vergonha alheia, ele eram os desafios tão elaborados que implicavam que disséssemos o que estava escrito na página trinta e seis do livro que estávamos a ler (naquele tempo não se liam livros grossos e convinha ser um desafio fazível), ele eram as fotografias de cascatas de água e pôr-do-sol com o título a dizer "Bom Dia", ele eram os retratos de mulheres em poses várias e o título a informar que elas hoje tinham acordado assim.

 Adenda: E os jantarinhos de bloggers? Ah, a delícia do frete, de pensar "mas afinal ele/ela é só isto?...", o ter que sair a correr porque a avó se sentiu muito mal de repente, o "sim, claro que depois telefono...".

15 comentários:

  1. O pipoco é que anda mais selectivo nos blogs que lê. Blogs desses continuam por aí aos pontapés. Qualquer um tem um blog, até eu, veja lá!

    ResponderEliminar
  2. Que estranho... devo ter entrado assim a meio da transição... Só ando pelos meandros da Blogolândia há pouco mais de um ano...
    Havia antigamente no Diário Popular um "passatempo familiar" chamado " Se é bom observador": Em dois desenhos aparentemente iguais, havia 10 diferenças. Eu até era boa naquilo,caramba, mas estas coisas perdem-se com o tempo e do escrito ao visto, não vejo diferença nenhuma.
    ( sorriso sacaninha)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7.9.13

      E, na mesma página, ainda havia "A melhor da semana, premiada com 100$00" (antes eram só 50$00, tendo duplicado por volta de 1960, 1961), o "Beco do Alegrete" e "O fotógrafo não estava lá". Mas as diferenças eram 7 e não 10. O suplemento era o "Sábado Popular".
      CMD-Santarém

      Eliminar
    2. Ena, boa memória !!!! Lembro-me Bem, mas não tão bem como CMD. Era a diversão familiar do fim de semana, depois do "passeio dos alegres" a Sintra, a Belas ou mais ousadamente às Caldas da Rainha e Óbidos. É tão bom refrescar memórias !

      Eliminar
  3. Anónimo6.9.13

    Eu sou desse tempo.

    ResponderEliminar
  4. e começo a ter saudades dos blog´s de sexo
    que eram ao pontapé e desapareceram todos

    ResponderEliminar
  5. essa fauna mudou-se toda para o FB! :)

    ResponderEliminar
  6. O FB deu cabo do mundo, como diz a minha mãe :)

    ResponderEliminar
  7. Sheila Carina6.9.13

    Oh! Fiquei tão mais surpreendida. Mas nem tenho muita razão para me admirar porque sou novinha por cá, mas reparando cuidadosamente nos motivos do seu desgosto nem me parece que tenha razão para se desgostar tanto. As meninas esgadanhavam-se e agora já não? A sério? E punham muitos selinhos e agora só têm gatinhos, e cãezinhos, e filhinhos, e sapatinhos, e pezinhos para mostrar?
    Cupcakes o Pipoco não tem razão para falar porque mudaram para as bolas de berlim que são muito mais saborosas e nutritivas.
    Mas, deixe lá, isto são tolices minhas que toda a gente sabe que sou a Burrinha cá do sítio.

    Sheila Carina.

    ResponderEliminar
  8. Já eu, Ti Pipoco, tenho especial saudades de todos nos conhecermos ao vivo, em carne e osso!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6.9.13

    A ironia é uma iguaria para "gourmets".....

    ResponderEliminar
  10. Anónimo6.9.13

    Também tenho saudades e não foi assim há tanto tempo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7.9.13

      Foi só há setenta e três anos........!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
  11. O tempo virá em que a sueca de reformados será jogada em posts, comments e contraposts. Talvez já seja via implante neurológico, talvez seja a onda de vovô-blogging, em que os netos desta geração fala de como é engraçado ver o avô a debater-se com um caldo verde ou a babar-se a ver sites com hologramas 3D de gajas.

    Até lá, só fica a questão de saber quem carrega a tocha.

    ResponderEliminar